b_arco / virgílio galeria

São Paulo- Brasil
Editar essa Galeria
Galeria Virgílio / b_arco

Sobre

História

A origem do b_arco foi a criação da Oficina Virgílio, em 2003 – um espaço cultural pensado por Osmar Pinheiro (1950, Belém / 2006, São Paulo) artista e professor que teve forte atuação na cena artística até meados dos anos 2000.

Original de Belém, PA, a família chega em São Paulo em meados dos anos 1980 e trás como herança e referência a vida à beira dos rios e das águas do norte, onde os barcos são fundamentais como meio de transporte e comunicação para as comunidades.

Sua esposa Izabel Pinheiro vem a atuar durante anos para outros negociantes de arte de São Paulo e posteriormente abre a sua Galeria Virgílio onde, durante dezessete anos, com um olhar apurado para o novo, tornou-se uma das marchands que mais lançou nomes relevantes para o cenário contemporâneo no Brasil.

Com a morte prematura de Osmar, os filhos Gabriel e Jiddu assumem a direção da escola, transformando o espaço em referência cultural em todas as áreas do pensamento, para cursos e eventos em São Paulo.


2020

Agora, com a fusão dos negócios, o b_arco tem escola, galeria, café, loja e eventos, tudo junto e interligado, para uma melhor compreensão e adesão do público e fruição da criação.

b_arco/virgílio galeria é o novo nome do espaço que continuará atuando no mercado de arte contemporânea, antes ocupado pela Galeria Virgílio.

Na direção da galeria permanece mentora a galerista e marchand Izabel Pinheiro, além de, como convidado, Renato De Cara, jornalista, gestor, curador e consultor de arte. Ambos interessados naquilo que não é comum para, assim, o b_arco/virgílio galeria propor uma nova dinâmica no entendimento e comercialização de suas obras e na relação de seus artistas, entre discursos e valores acessíveis.

O casting representado, com profissionais surgidos principalmente a partir dos anos 1980 até novas apostas, trabalha com suportes e linguagens variadas, onde conceito e técnica se aliam, focados na excelência e nas questões contemporâneas. Consistência, brasilidade e ineditismo são algumas das qualidades dos profissionais elencados.


Corredor de Cima

Continuando com a intenção de transformações e mudanças que a arte contemporânea pede, inauguramos agora um projeto a procurar tudo aquilo que nos causa boas surpresas e inquietações.

O Corredor de Cima da galeria passa a ser ao mesmo tempo residência e espaço expositivo para mostrar novos nomes os quais gostaríamos de estar apresentando ao mercado, tão ansioso em reconhecer o novo. Para isso contamos com o olhar apurado de Izabel Pinheiro e Renato De Cara, marchand e curador, reconhecidamente lançadores de talentos.

A cada edição, artistas e trabalhos que não necessariamente serão representados pela galeria mas, que, já em um processo consistente, terão a oportunidade de propor uma imersão em suas poéticas artísticas.

Fortalecendo os elementos vitais para a formação e orientação de um mercado ávido por entender o agora, a missão do b_arco/virgílio galeria, além de dar visibilidade e inserção a seus artistas, é conectar e solidificar contextos e interesses institucionais e privados onde todos possam participar, vivenciando as experiências enriquecedoras das artes.

Rompendo a tal da zona de conforto, a missão, através dos desejos, é levantar ainda mais dúvidas do que trazer respostas ao contemporâneo, apresentando uma arte acessível e atual.

barco.art.br

Artistas Representados

Essa galeria não está representando nenhum artista no momento.

Trabalhos disponíveis

Essa galeria não está representando nenhum artista no momento.

Nenhuma obra nesta galeria no momento.

Disponibilidade
Valor

Artistas Representados

Essa galeria não está representando nenhum artista no momento.

Trabalhos disponíveis

Essa galeria não possui nenhuma obra disponível no momento.

Nenhum artigo sobre essa galeria no momento.

Interessado em comprar obras?

Contate a b_arco / virgílio galeria por Email

São Paulo- Brasil

R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros