Galerias e Eventos

CCBB homenageia Ariano Suassuna e Movimento Armorial

Exposição vai até 26 de setembro de 2022

Por Equipe Editorial - agosto 12, 2022
58 0
Pinterest LinkedIn

CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo) vem apresentando uma série de eventos, desde 04 de agosto a 22 de setembro em comemoração aos 50 anos do Movimento Armorial e marcando as homenagens aos 95 anos de Ariano Suassuna. A mostra faz retrospectiva de peso do movimento artístico pernambucano e recria para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos.

Com idealização de Regina Godoy e curadoria de Denise Mattar, a mostra é organizada em cinco núcleos, ocupando todos os andares do rebuscado edifício do CCBB, localizado no centro de São Paulo. Em cada um deles, Mattar define uma expografia específica, de maneira que a diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina, tal qual idealizado por Ariano Suassuna, estejam em evidência.

CCBB
Foto: Denise Andrade

A verdadeira imersão no Movimento Armorial acontece no Segundo Andar, onde são introduzidos seus dois momentos: Fase Experimental (1970-1974), com obras de Aluísio Braga, Fernando Lopes da Paz, Miguel dos Santos, Fernando Barbosa e Lourdes Magalhães. E a Segunda Fase (1975 – 2000), que reúne quinze iluminogravuras de Ariano Suassuna, litogravuras, cerâmicas e tapeçarias de sua esposa Zélia Suassuna, pinturas de Romero de Andrade Lima, de Manuel Dantas Suassuna, e espetáculos do Grupo de Dança Grial. Neste andar, é possível conhecer Ariano como artista plástico: três grandes iluminogravuras sem título do escritor tomam as paredes do CCBB


Serviço

Exposição – Movimento Armorial 50 Anos
Até 26 de setembro de 2022
Todos os dias, exceto às terças
Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB e no site
Classificação Livre


CCBB

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Leia também:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários