Galerias e Eventos

É sacro, é moderno – Arte Sacra dos Modernistas

Mostra destaca do tema ‘sacro’ presente em trabalhos de 18 modernistas.

Por Thais de Albuquerque - abril 19, 2022
48 0
Pinterest LinkedIn

Museu de Arte Sacra de São Paulo abre a exposição, “É Sacro, É Moderno – Arte Sacra dos Modernistas”, sob curadoria de Beatriz Cruz e Di Bonettique, com cuidadosa seleção e pesquisa forma um conjunto de trabalhos de artistas do segmento, presentes ou não na Semana de Arte Moderna. O fio condutor do recorte apresentado é a dominância do tema ‘sacro’, ou relativo ao ‘sagrado’, presente em todos os trabalhos.

É sacro, é moderno
Obra de Anita Malfatti

“É Sacro, É Moderno – Arte Sacra dos Modernistas” apresenta obras de: Aldo Bonadei, Alfredo Ceschiatti, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Antônio Gomide, Cândido Portinari, Clóvis Graciano, Di Cavalvanti, Djanira, George Przyrembel, Heitor Villa Lobos, Gino Bruno, Mario de Andrade, Paulo Rossi Osir, Samsom Flexor, Sylvio Alves, Thomaz Ianelli e Victor Brecheret. Embora nem todos tenham participado da “Semana de 22”, eles conviveram entre si, foram amigos, trocaram experiências e influenciaram uns aos outros.

É sacro, é moderno
“Santo-Onofre”, de Aldo Bonadei.

Na exposição,há a oportunidade, talvez primeira, de um contato dirigido a um conjunto de obras da produção modernista de Arte Sacra, seja na pintura, escultura, música ou literatura. A arquitetura também foi incluída pois, após 100 anos, há acesso às plantas e esboços da “Taperinha”, concebida em estilo neocolonial e apresentada por Przyrembel na Semana de 22. Ao seu lado os esboços do projeto de uma de suas obras mais conhecidas em São Paulo, a Basílica Nossa Senhora do Carmo.

É sacro, é moderno
Esboço da “Taperinha”

“O propósito em reunir obras destes artistas modernos, de cunho sacro, certifica de maneira palpável, a religiosidade impregnada em cada um deles através da influência familiar, e, dos grandes mestres”, explica Beatriz Cruz, uma das curadoras.

Serviço

Exposição “É Sacro, É Moderno – Arte Sacra dos Modernistas”
Período: de 09 de abril a 10 de junho de 2022
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô).
Horários: De terça a domingo, das 09 às 17h
Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem mediante comprovação)
Grátis aos sábados. Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM,
policiais e militares mediante comprovação.

Leia também!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários