Galerias e Eventos

Edital FAMA Museu 01/2021

Selecionados receberão R$ 50 mil para concepção e realização de exposição na instituição.

Por Equipe Editorial - maio 12, 2021
177 0
Pinterest LinkedIn

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas e manifestações culturais, a FAMA prorroga a data de inscrições de seu Edital FAMA Museu 01/2021 para artistas ou coletivos de artistas residentes no estado de São Paulo.

As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição até 19 de maio.

A Comissão Julgadora, composta pela crítica e curadora Priscila Arantes e a artista visual Renata Felinto, vai selecionar 2 (dois) projetos expositivos inéditos para serem apresentados como mostras de curta duração em espaços distintos da FAMA Museu. Os selecionados podem ser coletivos de artistas, artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no estado de São Paulo há mais de dois anos.

Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil, valor que deve ser utilizado em todos os custos, desde a concepção, produção até a entrega do projeto, incluindo montagem e desmontagem da exposição. Ao final da mostra, se aprovado pela Comissão de Acervo, uma obra de cada projeto receberá o Prêmio Aquisição e será incorporada ao acervo da FAMA Museu.

Dentre os critérios para escolha dos projetos inscritos, está a relevância e ineditismo da proposta artística, o alinhamento com a vocação da FAMA, o diálogo com o acervo artístico do Museu e a objetividade e viabilidade do desenvolvimento da proposta. A Comissão Julgadora irá analisar os projetos inscritos até dia 27 de maio, e no último dia do mês os vencedores serão divulgados no site e nas mídias sociais da instituição.


Veja também


FAMA Museu

Situada em Itu, a 100 km da capital paulista, a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu – está localizada em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de 2 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

O espaço da FAMA Museu está temporariamente fechado em função da pandemia. A suspensão de atividades presenciais é uma forma do Museu colaborar para reduzir as possibilidades de contaminação e uma iniciativa para garantir a segurança da comunidade.


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários