Galerias e Eventos

Encruzilhada é a nova exposição do MAM-Bahia

Mostra busca revelar a potência da presença africana na produção artística brasileira

Por Thais de Albuquerque - abril 19, 2022
44 0
Pinterest LinkedIn

“Encruzilhada” ocupa os espaços expositivos da Capela e do Casarão do Solar do Unhão, propondo um diálogo entre o acervo moderno e contemporâneo do Museu e a Coleção de Arte Africana Claudio Masella do Solar do Ferrão (Dimus/IPAC). Na curadoria estão: o prestigiado artista visual baiano, Ayrson Heráclito, e o curador do MAM, Daniel Rangel.

Encruzilhada

Contexto e emergências cotidianas

Para o curador da mostra, o artista Ayrson Heráclito – também professor da UFRB e ogã – a exposição apresenta uma dinâmica dialógica entre um vasto acervo de sujeitos criadores. “É uma reunião de artistas de diversos contextos históricos, sociais e raciais que articulam tensões na produção de visualidades, cuja centralidade dos seus interesses criativos é ativada a partir do universo das culturas afrodiaspóricas”, diz o curador.

Segundo o curador Daniel Rangel – também ogã –, a proposta da mostra traz uma conexão material-espiritual espaço-temporal que busca revelar a potência da presença africana na produção artística brasileira, do modernismo ao contemporâneo. “Teremos também temas que transitam entre o sagrado e as emergências cotidianas, e ainda, referências estéticas e abordagens de cerca de 18 etnias provindas de diferentes regiões da África”, afirma Daniel.

Etnias e legado

A Coleção Claudio Masella de Arte Africana é formada por objetos que representam etnias de 15 países da África, como máscaras, estatuetas, instrumentos e utensílios, confeccionados em materiais que variam entre terracota, madeira, metal e marfim. A coleção completa atinge mais de 1000 peças. Esse acervo é caraterizado pela riqueza e diversidade da produção cultural africana do final do século XIX e do século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, escultura de diversos grupos e localidades do continente africano.

Serviço

A exposição Encruzilhada no MAM Bahia.
De 18 de abril a 14 de agosto de 2022.
De terça a domingo, das 13h às 18h.
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comercio, Salvador – BA.
Acesso gratuito.

Leia também!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários