Galerias e Eventos

“Espuma Delirante”, de Rafael Silveira, no Farol Santander em SP

Cores flúor, luz negra e psicodelia poderão ser conferidos na mostra que vai até 07 de agosto

Por Thais de Albuquerque - março 28, 2022
353 0
Pinterest LinkedIn

“Espuma Delirante”, de Rafael Silveira, exibe uma exposição inédita que reúne esculturas, pinturas, objetos, figurativas e abstratas. Utilizando elementos como cores flúor, luz negra, grafismos psicodélicos e texturas, as obras resultam em uma surpreendente e divertida instalação. A mostra tem curadoria de Baixo Ribeiro e produção da Choque Cultural.

Espuma Delirante
Exposição Espuma Delirante de Rafael Silveira. Foto: Lost Art

Cada centímetro quadrado da exposição foi pensado para proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva de múltiplos estímulos sensoriais. Antes mesmo de entrar na sala expositiva, um corredor gráfico recebe o público com uma provocação psicodélica. A exposição é composta por ambientes que se conectam, integrados por uma combinação de elementos que amplificam o impacto da imersão: iluminação, sonorização, imagens que se movem, esculturas derretidas, paredes animadas, quadros que piscam pra gente… tudo isso forma, em seu conjunto, novos modos sensíveis de viver uma exposição de arte.

Espuma Delirante
Artista Rafael Silveira e Curador Baixio Ribeiro. Foto: Lost Art

Rafael Silveira é um artista múltiplo: na mesma pessoa convivem o antigo e o futurista, o artesanal e o digital, o tradicional e o transgressivo.
A exposição Espuma Delirante é um choque entre esses extremos, gerando uma energia criativa que instiga pensamentos e estimula sensibilidades.
Para Rafael Silveira, fazer arte é, antes de mais nada, inventar. Nada é tão sólido que não possa desmanchar-se no ar. Assim, uma sólida pintura a óleo sobre um quadro com moldura de madeira pode, muito bem, transformar-se num inseto e começar a voar.

Espuma Delirante
Exposição Espuma Delirante de Rafael Silveira. Foto: Divulgação

Na exposição Espuma Delirante, o surrealismo dessa cena ganha contornos surpreendentemente reais. O sonho – com suas paisagens, seus becos e meandros, seus seres e entidades – é a matéria-prima da obra de Rafael Silveira. O artista é, muitas vezes, identificado com o movimento artístico denominado Pop Surrealismo, que seria uma versão atualizada dos movimentos de arte que lidam com imagens arquetípicas e valorizam seu simbolismo. Espuma Delirante é uma imersão no universo onírico proposto pelo artista.

Rafael Silveira

Rafael Silveira nasceu em 1978 e mora em Curitiba, onde mantém seu estúdio. Começou sua carreira nos anos 90 como designer gráfico e ilustrador, tendo recebido, em 2007, o Prêmio de Design Max Pfeffer. Seu trabalho gráfico e digital é reconhecido internacionalmente e pode ser considerado um dos pilares da sua obra artística. Silveira é um artista multimídia que reúne, em seu processo criativo, tanto tradicionais técnicas de pintura e escultura quanto conhecimentos digitais que envolvem alta tecnologia. Desde 2007, vem expondo regularmente em diversas cidades, como São Paulo, Nova Iorque, Londres e Milão.

Espuma Delirante
Exposição Espuma Delirante de Rafael Silveira. Foto: Divulgação

Na fase atual do trabalho de Silveira, o artista adiciona novos elementos ao seu já complexo repertório, como projeções de vídeos e animações digitais produzidas pelo próprio artista.

Espuma Delirante
Exposição Espuma Delirante de Rafael Silveira. Foto: Divulgação

Farol Santander

Instalado em um icônico edifício de 161 metros de altura no Centro da capital paulista, o Farol Santander completará quatro anos no próximo dia 25 de janeiro. Neste período, recebeu 23 exposições de arte nacionais e internacionais e atingiu a marca de um milhão de visitantes em dezembro. Além disso, tornou-se um point de gastronomia, com o Bar do Cofre SubAstor, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, e os Cafés do Hall e Mirante. E, se você ainda não conhece o hotspot, conferir as exposições confirmadas para 2022 são boas ocasiões para uma primeira visita. 

Serviço

Exposição “Espuma Delirante”, de Rafael Silveira
De 25 de março a 07 de agosto de 2022. Terça a domingo das 09h às 20h.
Farol Santander 20º andar – Rua João Brícola, 24 – Centro. São Paulo-SP

Leia também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários