Galerias e Eventos

Galeria Millan traz individual de Dudi Maia Rosa em “Tudo de Novo”

A exposição com curadoria de Victor Gorgulho, reúne as emblemáticas obras de Dudi em resina poliéster pigmentada e trabalhos em pequenos formatos, no qual a resina se funde a outros materiais

Por Equipe Editorial - agosto 4, 2022
16 0
Pinterest LinkedIn

Galeria Millan apresenta um recorte amplo da obra de Dudi Maia Rosa com cerca de 40 trabalhos, entre criações que datam de 1993 até os dias atuais, realizadas nos últimos anos. A exposição “Tudo de Novo”, fica em cartaz de 6 de agosto a 3 de setembro.

“Amo a regra que corrige a emoção. Amo a emoção que corrige a regra”. A máxima de autoria do pintor francês Georges Braque, um dos expoentes do cubismo, é um dos nortes da produção de Dudi Maia Rosa.

Obras em resina poliéster pigmentada – técnica sobre a qual Maia Rosa se debruça, há décadas e de forma pioneira, ocupando um papel central em sua prática – serão exibidas ao lado de trabalhos em pequenos formatos, nos quais a resina se funde a materiais como pedaços de vidro, alumínio, latão e plástico.

Galeria Millan

“Muitas vezes encobertos por sutis camadas de cor, seja pelo uso pontual da tinta à óleo, acrílica ou pelo emprego de carvão ou grafite, são peças que resultam em delicadas assemblages bidimensionais, cujas composições pautadas por ruídos visuais contrastam com as propriedades cromáticas e de luminosidade dos trabalhos em maior escala”, reflete Victor Gorgulho, curador da exposição.

A obra pictórica de Maia Rosa não nasce sobre a superfície, mas sim através da cor inserida por detrás de sua base e por meio de planos amplos. São trabalhos que respondem ao aqui e ao agora, com aspectos tridimensionais de cores e formas internas, e volumes e relevos que retém a luz dentro de si, se assemelhando ora com quadros, ora com telas de projeção, ora com vitrais.

Galeria Millan

O título da mostra deriva de uma frase escrita por Dudi em uma das pequenas obras em resina e fibra de vidro e, segundo o curador, em texto que acompanha a exposição, “remete à  natureza irrevogável do labor artístico próprio do ateliê, da vivência diária do estúdio onde nascem e concretizam-se as ideias artísticas; bem-sucedidas ou falhas”.

Galeria Millan

Fundada em 1986, a Millan vem trabalhando com artistas cujas práticas atemporais abrangem, sobretudo, aspectos transcendentais nos âmbitos espacial, contextual e linguístico, tendo contribuído para a preservação da memória histórica de produção em sintonia com à contemporaneidade.


Serviço

Tudo de Novo, individual de Dudi Maia Rosa
Galeria Millan
Curadoria: Victor Gorgulho
Período expositivo: 6 de agosto a 3 de setembro
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 15h

Leia também:
Paço das Artes apresenta Temporada de Projetos de jovens artistas brasileiros

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários