Galerias e Eventos

Itaú Cultural lança edital para projetos de arte e cultura
no metaverso

A instituição chega ao metaverso para experimentar novas possibilidades e caminhos que surgem com o avanço da web 3.0.

Por Equipe Editorial - julho 4, 2022
50 0
Pinterest LinkedIn

No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural segue em sua trajetória consolidada no cenário brasileiro por sua atuação na formação, fomento, difusão e fruição artístico-cultural. Faz parte do DNA da instituição, também, a arte-tecnologia sempre na busca de promover o diálogo entre os dois campos. Assim, a instituição entra no espaço do metaverso com uma exposição de obras de arte de seu acervo. Também lança o Chamamento Itaú Cultural de projetos de arte e cultura no metaverso.

Das 11h de 6 de julho às 18h do dia 26 do mesmo mês, estarão abertas as inscrições para este edital. O objetivo da organização é apoiar, fomentar e mapear trabalhos neste campo e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema. Os projetos devem estar em fase de desenvolvimento para este universo, focados na arte e na cultura brasileira, desde que não estejam em funcionamento público neste espaço. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada unicamente por meio de formulário disponível no site www.itaucultural.org.br.

A escolha de até 10 projetos será feita em duas etapas por uma Comissão de Seleção composta por membros dos núcleos do Observatório e Tecnologia do Itaú Cultural e professores e profissionais atuantes neste mercado. Os nomes dos selecionados na primeira fase serão divulgados no dia 13 de outubro. O resultado será anunciado em 8 de novembro– em ambos os casos, o anúncio será publicado no site da organização.

Os critérios para a seleção dos trabalhos são: proposta e adequação do projeto ao objetivo deste chamamento seguindo a temática da arte e cultura brasileiras e que sejam projetos no metaverso e estejam em fase de desenvolvimento. Serão levados em conta também a inovação; viabilidade técnica, formação, diversidade de distribuição geográfica e expressões artísticas.


Itaú Cultural e a exposição no metaverso

Arte cibernética, Consciência cibernética e Ocupação Abraham Palatnik, são algumas das mostras que o Itaú Cultural organizou nestes anos dentro do campo da arte e da tecnologia. Considerando que achegada ao metaverso visa experimentar novas possibilidades e caminhos que surgem com o avanço da web 3.0, além de expandir a presença e as diversas iniciativas da organização no ambiente virtual, a instituição abriu um espaço neste universo virtual para apresentar algumas das obras de seu acervo.

Entrando em www.itaucultural.org.br/metaverso, até o fim do mês o visitante encontrará nesse espaço do Itaú Cultural uma seleção de obras de sua coleção. A mostra apresenta 16 obras que vão de Adriana Varejão e Beatriz Milhazes e Berna Reale a Regina Silveira, Sandra Cinto, Vicente de Mello e Vik Muniz (veja relação abaixo).

Esta mostra marca o seminário realizado em parceria do Itaú Cultural e Folha de S.Paulo sobre as oportunidades do metaverso e da web 3.0 na arte, cultura e outros setores, nos dias 4 e 5 deste mês, com transmissão pelo YouTube do Itaú Cultural e do jornal. O evento também pode ser acompanhando pelo próprio metaverso.

Saiba mais sobre o seminário em www.itaucultural.org.br


Lista de obras

Adriana Varejão: Azulejão, 2000-2001

Albano Afonso: Paraíso, 2001/2005

Arjan Martins:
Atlântico, 2016

Ayrson Heráclito: Bori cabeça de Omolú, 2009

Ayrson Heráclito:
Bori cabeça de Nanã, 2009

Beatriz Milhazes: Rosa branca no centro, 1997

Berna Reale: Indiana #1,2015

Eduardo Coimbra: Luz natural #2, 2009

Eduardo Kac: Alba, 2004/2017

Hélio Oiticica: Seja marginal, seja herói,1986

Igor Vidor: Tênis clube 3, 2016

José Oiticica Filho: O túnel, 1951

Luiz Braga: Porto Grande noturna, 2007

Regina Silveira:
A mesma e a outra, 1997

Sandra Cinto: Noites de esperança, 2006

Vik Muniz: This is not a ball, 2014, 2014


Leia também:

Prêmio FOCO vai selecionar 6 artistas brasileiros





Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários