Galerias e Eventos

MASP inaugura “Dalton Paula: retratos brasileiros” e “Joseca Yanomami: nossa terra-floresta”

Mostras ficam em cartaz de 29 de julho a 30 de outubro em SP

Por Equipe Editorial - julho 12, 2022
61 0
Pinterest LinkedIn

MASP inaugura, dia 29 de julho, as exposições individuais “Dalton Paula: retratos brasileiros” e “Joseca Yanomami: nossa terra-floresta”. As mostras fazem parte da programação anual do museu dedicada às histórias.

Exposição “Dalton Paula: retratos brasileiros”

A produção artística de Dalton Paula (Brasília, 1982) destaca-se pelo trânsito entre pintura, instalação, fotografia, vídeo e objeto, e baseia-se em uma pesquisa que busca interpretar criticamente acontecimentos históricos e a trajetória da população negra no Brasil, país que, atualmente, tem a segunda maior população de origem africana no mundo, atrás apenas da Nigéria.

As pinturas que o artista vem realizando desde 2018 apresentam homens e mulheres negras que lutaram por liberdade e justiça ao longo dos séculos, personalidades históricas que tiveram suas imagens apagadas ou subrepresentadas na história brasileira. Com elas, Dalton Paula confere dignidade, visibilidade e reconhecimento a essas personagens, processo que é expandido com a presença destas obras em coleções e com a exposição em si.

Dalton Paula: retratos brasileiros ocorre paralelamente à mostra coletiva organizada por todos os curadores do museu e intitulada Histórias brasileiras. Um catálogo ilustrado com imagens de todos os trabalhos da exposição e pequenas biografias das personagens, assim como textos dos curadores e de convidados, irá acompanhar a mostra.

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, Glaucea Britto, curadora assistente, Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias.


Exposição “Joseca Yanomami: nossa terra-floresta”

Joseca Yanomami é um artista visual integrante da comunidade Watoriki, da Terra Indígena Yanomami na região do Demini, Amazonas. Participou de exposições na Fundação Cartier, em Paris, e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo — na mostra Histórias mestiças, curada por Adriano Pedrosa e Lilia Moritz Schwarcz. Os desenhos do artista representam elementos e histórias da vida, do cotidiano, do contexto e da cosmologia Yanomami.

A mostra do MASP reunirá um conjunto extraordinário de 93 desenhos, a grande maioria da obra em papel produzida até hoje pelo artista, doados ao museu por Clarissa Tavares, em 2021. As obras corroboram com a missão do museu de ser uma instituição mais diversa, inclusiva e plural em sua política de acervo, que procura preencher lacunas históricas da coleção, e revelam o interesse especial do MASP nas Histórias indígenas, antecipando o ano de 2023 que será dedicado ao tema na programação.

Um catálogo será publicado com a reprodução de todas as obras, e ensaios de especialistas especialmente comissionados para a ocasião.

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, David Ribeiro, assistente curatorial


Serviço

Inauguração das exposições individuais “Dalton Paula: retratos brasileiros” e “Joseca Yanomami: nossa terra-floresta”
Data: 29 de julho a 30 de outubro 2022
Local: MASP – Av. Paulista, 1578, São Paulo – SP
Ingressos pelo site.

Leia também:
MASP Escola apresenta curso “Mulheres artistas dos séculos 16 e 17”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários