Galerias e Eventos

MASP inaugura três exposições em fevereiro

As mostras são de Abdias Nascimento, Volpi e Letícia Parente.

Por Thais de Albuquerque - fevereiro 28, 2022
227 0
Pinterest LinkedIn

O Masp apresenta duas exposições em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna: “Abdias Nascimento: um artista panamefricano” e “Volpi Popular”. Embora Abdias e Volpi não tenham participado da Semana de 22, ambos são figuras representativas na arte moderna brasileira. Além disso, a “Sala de Vídeo: Letícia Parente” reúne cinco obras fundamentais da artista, propondo o aprofundamento em produções audiovisuais no âmbito da produção artística.

Abdias Nascimento: um artista panamefricano

Abdias Nascimento (1914–2011), artista, intelectual, ativista político, dramaturgo, ator, escritor e diretor, que foi uma figura multifacetada e fundamental da história do Brasil ganhará mostra monográfica no MASP. Intitulada Abdias Nascimento: um artista panamefricano, trata-se de uma exposição fundamental em torno de sua produção artística e enfatiza sua contribuição para a pintura brasileira.

MASP
Abdias Nascimento, “Okê Oxóssi” (1970)

A mostra reúne cerca de 60 trabalhos e enfatiza o repertório de ideias, cores e formas do movimento pan-africanista, com noções, fontes e imaginário ladino-amefricano – como cunhou Lélia Gonzalez (1935–1994) para se referir à experiência negra na América Latina. 

A mostra tem curadoria de Amanda Carneiro, curadora assistente e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP.

Serviço

Exposição ABDIAS NASCIMENTO: UM ARTISTA PANAMEFRICANO
Data: De 25/02 a 05/06/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.


Volpi Popular

Alfredo Volpi (Luca, Itália, 1896 – São Paulo, Brasil, 1988) é um artista central da arte brasileira do século 20 e sua pintura é caracterizada por um repertório único de experiências e influências que mesclam tradições modernas e populares, incluindo interesses como: o trabalho artesanal, as festas populares, os temas religiosos e as fachadas da arquitetura colonial e vernacular brasileira. 

MASP
Volpi “Fachada com Bandeiras” (1959)

A mostra, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP, abrange diversos períodos da carreira do artista e contará com cerca de 100 pinturas.

A exposição está organizada em torno do contínuo interesse de Volpi pelos temas do imaginário popular brasileiro e estruturada em seções temáticas, como paisagens do campo e do mar; fachadas; bandeiras e mastros; representações religiosas; festas populares; e retratos.

Acompanhando a mostra, será publicado o mais amplo catálogo sobre o artista num único volume, com ilustrações de todas as obras exibidas e mais.

Serviço

Exposição: VOLPI POPULAR
Data: De 25/02 a 05/06/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.


Sala de Vídeo: Letícia Parente

A trajetória artística de Letícia Parente (Salvador, Bahia, 1930 – Rio de Janeiro, 1991) teve início após vários anos de formação no campo da ciência, no qual obteve o doutorado em química. Seu interesse pela arte rapidamente a colocou em contato artistas como Anna Bella Geiger, Ana Vitória Mussi e Sonia Andrade, entre outros, com quem ela compartilhou ideias e, acima de tudo, a convicção de que, por meio da arte, poderiam encontrar um espaço favorável à liberdade de expressão no contexto de uma ditadura civil-militar repressiva (1964-85). O grupo, que experimentou diversas técnicas, incluindo vídeo, acabou se tornando pioneiro desta mídia no Brasil.

MASP
Leticia Parente “Marca Registrada” (1975)

Esta exposição, curada por María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do MASP, apresenta uma seleção de cinco vídeos representativos e fundamentais para se entender o trabalho de Parente. Com uma grande austeridade de recursos, o corpo, a casa, o guarda-roupa e o próprio enquadramento da tela de projeção se tornam espaços metafóricos para falar de uma condição humana, feminina e socialmente determinada a viver confinada sob parâmetros estabelecidos por um sistema patriarcal, ditatorial e restritiva.

Serviço

SALA DE VÍDEO: LETÍCIA PARENTE
Data: De 25/02 a 24/04/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.

Leia também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários