Galerias e Eventos

Museu Casa de Portinari em SP ganha galeria multimídia

Com acesso gratuito, a iniciativa cria um novo circuito dentro museu que, além de projetar mais de 5.300 obras catalogadas, ainda vai trazer informações sobre as diversas fases da história do artista

Por Equipe Editorial - dezembro 26, 2022
205 0
Pinterest LinkedIn

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), inaugurou em 22 de dezembro de 2022, uma Galeria Multimídia que vai exibir a obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962). A iniciativa celebra o aniversário do artista que, se estivesse vivo, completaria 119 anos em 29 de dezembro.

Museu Casa de Portinari multimídia
Sérgio Sá Leitão, Secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo Crédito: Joca Duarte

Na prática, a Galeria Multimídia agregou um novo percurso ao museu, que começa na sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução. Os equipamentos vão exibir, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações de Candido Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas.

A segunda etapa do percurso é o ambiente onde foi instalado um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos e Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.

O circuito termina na sala de painéis interativos com a linha do tempo da vida e obra de Candido Portinari, espaço que já existia no museu, mas que passa a integrar a Galeria Multimídia. Nesse ambiente também há jogos interativos que ensinam e testam a memória do visitante.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.


Leia também:
Frida Kahlo e Banksy: São Paulo recebe duas Exposições Imersivas em fevereiro

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários