Galerias e Eventos

Seminário: Design e Acessibilidade Digital

Em parceria com a Leroy Merlin, o Instituto Tomie Ohtake está oferecendo uma série de seminários que aborda diversos temas dentro do design.

Por Equipe Editorial - agosto 12, 2020
176 0
Pinterest LinkedIn

Realizado no contexto da 3° edição do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, o seminário é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas do design, comunicação, publicidade, relações públicas, ciências sociais, arquitetura e demais interessados.

O surgimento da pandemia e do novo coronavírus vem intensificando o já consolidado processo de migração das instituições, sejam públicas ou privadas, para os meios digitais. Neste contexto, o seminário discute as relações do campo do design com a universalização da acessibilidade digital.


Plataformas digitais e o design de acesso

12 de agosto | 17h às 18h
com Isa Meirelles | mediação Cláudio Rubino

No primeiro módulo, Isa Meirelles discute o que é design e comunicação acessível, pleonasmo ou vertente do design? Serão abordados fundamentos, diretrizes e plataformas mais adequadas.

Isa Meirelles utiliza o design de comunicação acessível para participação e inovação. É formada em Relações Públicas, tem especialização em Moda Inclusiva e Audiodescrição. Atua como criadora de conteúdo e facilitadora sobre acessibilidade digital, linguagem representativa e design acessível de conteúdo. Tem o olhar atento à aplicação do marketing acessível na linguagem de moda.

INSCREVA-SE PARA O SEMINÁRIO


Políticas digitais participativas

19 de agosto | 17h às 18h
com Alexandre Ohkawa e Malu Dini | mediação Cláudio Rubino

O segundo módulo discute a base da cultura surda através de reflexões sobre comunicação digital. Serão debatidas as políticas de acessibilidade digital e a democracia de acesso e produção de informação às populações surdas em serviços, arte e educação.

Alexandre Ohkawa mora em São Paulo e é surdo. Além de arquiteto, consultor e gestor cultural, é apresentador do canal Coneckta e apresentador do canal Hand Talk Show (trabalho como analista e comunnity manager da empresa Handtalk). Foi um dos idealizadores do workshop “Empatia do Silêncio”, palestrante da campanha #surdoehquemfala e embaixador da SAS (semana acessibilidade surda) e do Movimento Web para Todos (WPT). Atua como mediador nos eventos culturais inclusivos e de acessibilidade digital e é vice-presidente da associação dos surdos do estado de São Paulo – Vem Sonhar. É também tradutor-intérprete e professor de Libras.

Malu Dini é designer de produto com foco em acessibilidade no banco Itaú e pedagoga. Organizadora do projeto Deficiência Tech. Corpo-ativista em projetos voltados para comunidade surda, como o GES-LGBTQIAP+ (grupos de estudos de sinais LGBTQIAP+ e Grupo Mãos de Fada (contadora de histórias).

INSCREVA-SE PARA O SEMINÁRIO


Interfaces e experiências de acesso digital

26 de agosto | 17h às 18h
com Liliane Claudia | mediação Cláudio Rubino

No terceiro encontro, Liliane Cláudia aborda UI UX a partir de estudos de caso, contextualizando nomenclaturas, importância dos processos e as relações entre usabilidade e acesso por pessoas com ou sem dissidências de corpos, comunicação e formas de se relacionar.

Liliane Cláudia designer com foco na experiência completa do usuário com o produto, serviço e marca. Após ficar tetraplégica e perceber inúmeras possibilidades para pessoas com deficiência conquistarem independência com o uso da tecnologia, se apaixonou pela inovação e acessibilidade como ferramentas de transformação. Atualmente é Product Designer na Zup Innovation, e uma das fundadoras da Redesign for All com foco em UX Acessível e Design Inclusivo.

INSCREVA-SE PARA O SEMINÁRIO


Os módulos serão ministrados na plataforma ZOOM
As inscrições são gratuitas e realizadas online.
O seminário terá Libras e descrição de imagens em tempo real.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários