Gente de Arte

Gil Elvgren: o pai das Pin Ups

Por Paulo Varella - agosto 1, 2012
13657 0
Pinterest LinkedIn

Gil Elvgren (15 de março de 1914 – 29 de fevereiro de 1980), nascido Gillette Elvgren, foi um pintor americano de garotas pin-ups, publicidade e ilustração. Elvgren foi um dos mais importantes artistas de pin-ups e glamour do século XX. Hoje ele é mais conhecido por suas pinturas de pin-up para a Brown & Bigelow. Elvgren estudou na Academia Americana de Arte.

Gillette A. Elvgren estudou no Instituto de Artes de Minneapolis. Em seguida, ele se mudou para Chicago para estudar na Academia Americana de Arte. E se formou durante a Depressão, com 22 anos de idade. Elvgren juntou-se à agência de publicidade Stevens e Gross, a de maior prestígio em Chicago. Ele se tornou um protegido do talentoso artista, Haddon Sundblom.

Elvgren era um ilustrador clássico americano. Ele era um mestre em retratar o ideal feminino americano, mas ele não se limitou à demanda da indústria pin-up. Ele foi fortemente influenciado pelos primeiros “Pretty Girl” ilustradores, como Charles Dana Gibson, Andrew Loomis, e Chandler Christy Howard. Outras influências incluíam a Brandywine School fundada por Howard Pyle.

Em 1937, Gil começou a pintar calendários pin-ups para Louis F. Dow, uma das empresas líderes da publicação na américa, durante o qual ele criou cerca de 60 obras. Por volta de 1944, Gil foi abordado por Brown e Bigelow, uma empresa que ainda domina o campo em produção de calendários e especialidades de publicidade. Ele foi associado com Brown e Bigelow de 1945 até 1972.

Elvgren foi um sucesso comercial. Seus clientes variavam de Brown e Bigelow e Coca-Cola, para a General Electric e a Companhia Sealy Colchão. Além disso, durante os anos 1940 e 1950 ele ilustrou histórias para uma série de revistas, como The Saturday Evening Post e Good Housekeeping.

fonte: Wikipedia.org

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Próximo artigo

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários