Categories: Ilustração

Técnicas de desenho e animação consagradas pela Disney


Os filmes, animações e personagens da Disney são ícones universalmente reconhecidos no imaginário moderno. Não há quem não reconheça personagens como Mickey e Pato Donald. Tampouco quem não tenha visto filmes clássicos como Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas.

Mas por trás da fama existe a construção de toda uma escola para desenho e animação que consolidou parâmetros. Afinal, no mundo inteiro e em todas as modalidades de animação se usam até hoje técnicas de desenho consagradas pela Disney.

A importância da Disney pode ser definida por dois de seus nomes principais, os diretores  de animação Ollie Johnson e Frank Thomas juntamente com sete outros grandes artistas, os chamados “Nine Old Men” caracterizaram o princípio das animações Disney em buscar a “ilusão da vida”. Essa ideia passou a ser o parâmetro dos animadores desde então.

“O padrão Disney é reconhecido em qualquer lugar do mundo”, destaca o ilustrador e empresário Carlos Gomes Cabral. “É um traço único e cheio de personalidade, que foi testado, aprovado e aperfeiçoado ao longo de mais de 8 décadas de vida”, complementa.

Cabral é o autor do livro “Whoosh! 250 Ways to Get Motion Into Your Drawings”. Se trata de um projeto que contou com a colaboração de nomes importantes da indústria artística, inclusive da Marvel. Boa parte do livro  utiliza o padrão Disney para ensinar sobre criação de personagens. Para Cabral uma das forças demonstradas pelos princípios da Disney é na capacidade de contar histórias.

“Tudo se resume à contexto: As histórias da Disney trabalham muito bem a figura do herói e do vilão. E toda marca que se propõe a resolver um problema (herói) precisa trabalhar seu storytelling em cima das falhas do seu concorrente (vilão)”, identifica.  

Além disso tudo, a ideia de “ilusão da vida” se mantém atual mesmo com mudanças no padrão de animação. Algo que prova a Pixar ao trazer esses princípios para seus filmes de animação 3D, hoje dominantes no meio.

No fim todas as linhas de animação contemporâneas pagam tributo a Disney. Isso vale mesmo para padrões diferentes, como os animes japoneses e as animações europeias. 


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago