Categories: Ilustração

Técnicas de desenho e animação consagradas pela Disney


Os filmes, animações e personagens da Disney são ícones universalmente reconhecidos no imaginário moderno. Não há quem não reconheça personagens como Mickey e Pato Donald. Tampouco quem não tenha visto filmes clássicos como Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas.

Mas por trás da fama existe a construção de toda uma escola para desenho e animação que consolidou parâmetros. Afinal, no mundo inteiro e em todas as modalidades de animação se usam até hoje técnicas de desenho consagradas pela Disney.

A importância da Disney pode ser definida por dois de seus nomes principais, os diretores  de animação Ollie Johnson e Frank Thomas juntamente com sete outros grandes artistas, os chamados “Nine Old Men” caracterizaram o princípio das animações Disney em buscar a “ilusão da vida”. Essa ideia passou a ser o parâmetro dos animadores desde então.

“O padrão Disney é reconhecido em qualquer lugar do mundo”, destaca o ilustrador e empresário Carlos Gomes Cabral. “É um traço único e cheio de personalidade, que foi testado, aprovado e aperfeiçoado ao longo de mais de 8 décadas de vida”, complementa.

Cabral é o autor do livro “Whoosh! 250 Ways to Get Motion Into Your Drawings”. Se trata de um projeto que contou com a colaboração de nomes importantes da indústria artística, inclusive da Marvel. Boa parte do livro  utiliza o padrão Disney para ensinar sobre criação de personagens. Para Cabral uma das forças demonstradas pelos princípios da Disney é na capacidade de contar histórias.

“Tudo se resume à contexto: As histórias da Disney trabalham muito bem a figura do herói e do vilão. E toda marca que se propõe a resolver um problema (herói) precisa trabalhar seu storytelling em cima das falhas do seu concorrente (vilão)”, identifica.  

Além disso tudo, a ideia de “ilusão da vida” se mantém atual mesmo com mudanças no padrão de animação. Algo que prova a Pixar ao trazer esses princípios para seus filmes de animação 3D, hoje dominantes no meio.

No fim todas as linhas de animação contemporâneas pagam tributo a Disney. Isso vale mesmo para padrões diferentes, como os animes japoneses e as animações europeias. 


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

Recent Posts

“Voile/Toile – Toile/Voile”, de Daniel Buren, no MAM Rio

O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…

1 dia ago

‘Beatriz Milhazes: 100 Sóis’ é a primeira individual da artista em Salvador

Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…

2 dias ago

Obra de Eduardo Kobra estampa selo comemorativo da ONU

Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…

5 dias ago

Galeria 18 lança o ‘Clube de Arte 18’, o primeiro members club de arte do Brasil

A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…

6 dias ago

O que faz um artista vender?

“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…

7 dias ago

Liane Roditi apresenta Dobras e Desdobras no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…

1 semana ago