Ilustração

Técnicas de desenho e animação consagradas pela Disney

Ilustrador revela como aplicar a magia da Disney para dar vida para seus desenhos

Por Equipe Editorial - junho 21, 2021
541 5
Pinterest LinkedIn

Os filmes, animações e personagens da Disney são ícones universalmente reconhecidos no imaginário moderno. Não há quem não reconheça personagens como Mickey e Pato Donald. Tampouco quem não tenha visto filmes clássicos como Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas.

Mas por trás da fama existe a construção de toda uma escola para desenho e animação que consolidou parâmetros. Afinal, no mundo inteiro e em todas as modalidades de animação se usam até hoje técnicas de desenho consagradas pela Disney.

A importância da Disney pode ser definida por dois de seus nomes principais, os diretores  de animação Ollie Johnson e Frank Thomas juntamente com sete outros grandes artistas, os chamados “Nine Old Men” caracterizaram o princípio das animações Disney em buscar a “ilusão da vida”. Essa ideia passou a ser o parâmetro dos animadores desde então.

“O padrão Disney é reconhecido em qualquer lugar do mundo”, destaca o ilustrador e empresário Carlos Gomes Cabral. “É um traço único e cheio de personalidade, que foi testado, aprovado e aperfeiçoado ao longo de mais de 8 décadas de vida”, complementa.

Livro Whosh - Técnicas de desenho Disney

Cabral é o autor do livro “Whoosh! 250 Ways to Get Motion Into Your Drawings”. Se trata de um projeto que contou com a colaboração de nomes importantes da indústria artística, inclusive da Marvel. Boa parte do livro  utiliza o padrão Disney para ensinar sobre criação de personagens. Para Cabral uma das forças demonstradas pelos princípios da Disney é na capacidade de contar histórias.

“Tudo se resume à contexto: As histórias da Disney trabalham muito bem a figura do herói e do vilão. E toda marca que se propõe a resolver um problema (herói) precisa trabalhar seu storytelling em cima das falhas do seu concorrente (vilão)”, identifica.  

Carlos Gomes Cabral

Além disso tudo, a ideia de “ilusão da vida” se mantém atual mesmo com mudanças no padrão de animação. Algo que prova a Pixar ao trazer esses princípios para seus filmes de animação 3D, hoje dominantes no meio.

No fim todas as linhas de animação contemporâneas pagam tributo a Disney. Isso vale mesmo para padrões diferentes, como os animes japoneses e as animações europeias. 


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Michelli
Michelli
1 ano atrás

esse artista tem algum portfólio?

Stanley
Stanley
1 ano atrás

Sigo o @carloscabralart no Instagram, GRANDE ARTISTA!! A Disney é demais! Produções fantásticas até os dias de hoje, vejam Luca para constatarem. Filme lindo!

Roberta
Roberta
7 meses atrás

Que lindo!! 😍

Ediléia Soares
Ediléia Soares
4 meses atrás

Eu sigo ele no Instagram. Fantástico esse desenho do Thor de máscara! 👏

sandro
sandro
1 mês atrás

Carai, não sabia q ele era brasileiro! 👏