Leilões

Sotheby’s anuncia leilão de “Comedian”, a banana de Maurizio Catelan

Por Equipe Editorial - outubro 31, 2024
103 0
Pinterest LinkedIn

Comedian, de Maurizio Cattelan cativou o mundo em sua estreia na Art Basel Miami Beach em dezembro de 2019. Composto por uma banana presa com fita adesiva a uma parede, a obra de arte rapidamente se tornou uma sensação global viral que deixou um impacto duradouro na consciência cultural contemporânea. Sua aparição inicial atraiu multidões recordes, dividiu espectadores e críticos e causou tanto pandemônio que teve que ser removido do local antes do fim da feira.

Amplamente venerado e fortemente contestado – e comido não apenas uma, mas duas vezes – o trabalho foi manchete de notícias compartilhadas ao redor do mundo. Disparando para a infâmia histórica da arte e reconhecimento universal em um instante, nenhuma outra obra de arte do século XXI provocou controvérsia, despertou a imaginação e derrubou a própria definição de arte contemporânea como o Comedian de Cattelan.

O leilão da Sotherby’s

Estimado em US$ 1-1,5 milhão, a Sotheby’s oferecerá o Comedian em leilão pela primeira vez como destaque do The Now and Contemporary Evening Auction em novembro em Nova York. A obra será levada ao cenário global, começando com uma exposição de um dia nesta segunda-feira, 28 de outubro, em Nova York, seguida por uma turnê mundial incluindo Londres, Paris, Milão, Hong Kong, Dubai, Taipei, Tóquio e Los Angeles, antes de retornar a Nova York para exposição antes do leilão em 20 de novembro.

O legado de Comedian

Comedian está inserido em um legado histórico da arte de obras-primas conceitualmente audaciosas que redefiniram o que a arte poderia ser: desde a Fonte de Marcel Duchamp, um mictório de porcelana pronto virado, montado em um pedestal e assinado com um pseudônimo em 1917; até o Desenho de Kooning Apagado de Robert Rauschenberg de 1953, quando um artista lendário desfigurou o trabalho de outro para desestabilizar noções de originalidade artística; até o tubarão em conserva de formaldeído de Damien Hirst em 1991; até Love is in the Bin de Banksy , que ficou famoso por ser destruído após ser vendido no salão de vendas da Sotheby’s em 2018, e assim criou uma nova obra de arte em tempo real. Essas obras revolucionárias compartilhavam um espírito de brincadeira iconoclasta que provocava o público a questionar o significado da arte, de dentro dos próprios sistemas que permitem sua criação e recepção.

Refletindo sobre os fundamentos conceituais do Comedian, em uma entrevista ao The Art Newspaper , Cattelan disse: “Para mim, Comedian não era uma piada; era um comentário sincero e uma reflexão sobre o que valorizamos. Em feiras de arte, velocidade e negócios reinam, então eu via assim: se eu tivesse que estar em uma feira, eu poderia vender uma banana como os outros vendem suas pinturas. Eu poderia jogar dentro do sistema, mas com minhas regras.” Cattelan explora o ideal do artista heróico, interrogando as crenças do espectador sobre a arte com honestidade impassível. Após sua revelação em 2019, Comedian pousou firmemente no centro do zeitgeist cultural – a onipresente banana amarrada com fita adesiva apresentada na capa do The New York Post e se tornou um fenômeno de mídia inescapável. Concebido em uma edição de três mais duas provas de artista, um exemplo é mantido na coleção do Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York.

O Leilão acontece dia 20 de novembro de 2024, às 19h (horário de Nova York)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários