“Freddie Mercury: A World of His Own” será apresentada, em setembro, pela Sotheby’s – uma oportunidade única na vida de explorar o domínio público e privado de um ícone global.
Além de vocalista do Queen, uma estrela do rock de renome mundial, Freddie Mercury era um grande colecionador. Em seis leilões, a Sotheby’s reflete o mundo caleidoscópico de estilo e qualidade de Freddie Mercury, abrangendo arte, moda, instrumentos musicais, papéis pessoais, posses e fotografias, móveis e joias, acumulados ao longo de cinquenta anos.
Esta coleção foi meticulosamente preservada em sua casa em Garden Lodge, próximo a Londres, por mais de três décadas e exibe uma qualidade e diversidade de obras que são uma prova não apenas de suas múltiplas paixões, mas também de seu estilo inato, arte talentosa e mente brilhante.
A série de leilões é precedida por uma exposição pública de um mês que irá mergulhar os visitantes no mundo de Freddie, em uma experiência única, permitindo o acesso total a alguns dos exemplos mais emocionantes e raros de artefatos de uma verdadeira lenda do século XX.
Manuscritos de poemas e esboços de composições musicais, como “Bohemian Rhapsody” estão entre os itens mais cobiçados. Um piano Yamaha, comprado em 1975, onde o cantor compôs “Bohemian Rhapsody”, avaliado entre 2 e 3 milhões de libras também chamam a atenção. Além disso, itens pessoais como roupas, sapatos, óculos, incluindo a camiseta amarela usada em seu último show, em agosto de 1986 fazem parte do acervo.
No total, são 30 e 40 mil objetos serão colocados à venda e parte do lucro será destinada a fundações envolvidas na luta contra a Aids.
O universo de Freddie Mercury será apresentado na Sotheby’s London em uma exposição única, mostrando a coleção pessoal de um ícone global. Em comemoração a “Freddie Mercury: A World of His Own”, as galerias da Sotheby’s New Bond Street serão transformadas com uma aquisição de prédio durante um mês, apresentando a coleção que permaneceu na casa de Freddie, Garden Lodge, por mais de três décadas. Além disso, haverá lojas pop-up e restaurantes inspirados no próprio Freddie.
Exposição de Londres | 4 de agosto a 5 de setembro
Sotheby’s London, 34-35 New Bond St, Londres W1S 2RP
Exposição gratuita e aberta ao público, sem necessidade de reserva
Será lançado, também, um livro de edição limitada trazendo destaques selecionados da coleção pessoal do artista, variando de obras de arte e efêmeras pessoais a figurinos e letras manuscritas, bem como dezenas de fotografias de seu arquivo pessoal. Apresentando contribuições de especialistas da Sotheby’s e entrevistas com amigos e colaboradores, incluindo Sir Tim Rice, Dame Zandra Rhodes, Peter Freestone e a figurinista Diana Moseley, o livro é rico em informações íntimas e histórias fascinantes, desde a composição de ‘Bohemian Rhapsody’ até as muitas viagens de compras de Mercury à Sotheby’s.
O livro pode ser adquirido online, por £ 50, com frete disponível para todo o mundo.
Leia também: Entenda o funcionamento dos leilões nesse grande universo do mercado de arte.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…