Literatura

Aristóteles: As obras completas do filósofo, grátis.

Por Paulo Varella - maio 20, 2020
3352 0
Pinterest LinkedIn

Aristóteles  (384 a.C.- 322 a.C.) foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.

Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Ele é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu.

Todos os aspectos da sua filosofia continuam sendo objeto de estudos acadêmicos. Embora ele tenha escrito muitos tratados e diálogos formatados para publicação, apenas cerca de um terço de sua produção original sobreviveu, nenhuma delas destinadas à publicação. 

Ele foi retratado por grandes artistas, como Rafael Sanzio e Rembrandt. As primeiras teorias científicas modernas, incluindo a circulação do sangue de William Harvey e a cinemática de Galileu Galilei, foram desenvolvidas em reação às de Aristóteles.

Aristóteles, liceum
Liceum

No século XIX, George Boole deu à lógica de Aristóteles uma base matemática com um sistema de  algébrica. No século XX, Martin Heidegger criou uma interpretação da filosofia política de Aristóteles, entratando em outros lugares ele foi amplamente criticado, até mesmo ridicularizado por pensadores como o filósofo Bertrand Russell e o biólogo Peter Medawar.

Mais recentemente, ele foi novamente levado a sério, como no pensamento de Ayn Rand e Alasdair MacIntyre, enquanto Armand Marie Leroi reconstruiu a biologia aristotélica.

Aristóteles e alexandre
Alexandre, o Grande (356 – 323 aC), mais tarde rei da Macedônia e conquistador de um vasto império que se estendia dos Bálcãs à Índia, ouve atentamente seu tutor, o filósofo Aristóteles (384 – 322 aC), enquanto eles se sentam em um palácio em Pella antiga, Grécia, por volta de 342 aC. (Imagem de Stock Montage / Getty Images)

A imagem de Aristóteles orientando o jovem Alexandre permanece atual, como foi retratada no filme de 2004, Alexandre. Sua obra Poética continua a exercer influência no cinema norte-americano.


Livros de Aristóteles para download gratuito:

EXTRA:


fonte: wikipedia, http://www.obrasdearistoteles.net/

https://arteref.com/filosofia/a-filosofia-africana-que-voce-precisa-conhecer/
Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários