Livros

Tintas acrílicas: 5 razões para pintar com elas em vez de óleos

As tintas acrílicas, para muitos artistas, são um produto de sala de aula de jardim de infância, em vez de um estúdio de pintor estabelecido, começa na escola de arte.

Os professores são conhecidos por encher estudantes de arte com regras tácitas como “não pinte uma grande escultura vermelha”, “não coloque um círculo no meio de uma composição”, e “pintores sérios usam óleos, não acrílicos”.

A generalização final, passada de um pintor pomposo para o seguinte, é, em muitos aspectos, uma grande besteira.

Desde a sua invenção em meados do século XX, a tinta acrílica oferece aos artistas uma alternativa às tintas a óleo tóxicas, caras e de secagem lenta.

A qualidade das tintas acrílicas não era boa no começo. “Uma das razões pelas quais as pessoas historicamente não trabalhavam com tintas acrílicas é porque quando elas foram criadas, elas eram realmente calcárias, foscas e não eram carregadas com muito pigmento”, explicou Rhéni Tauchid, um artista e autor de o livro de 2018 Acrylic Painting: Mediums & Methods.

Compre este livro aqui se quiser:

“Mas isso mudou.” Com o tempo, tornou-se um material excepcionalmente seguro e vibrante para a pintura.
A tinta acrílica é feita de plástico, por isso sua qualidade tornou-se cada vez mais refinada à medida que os plásticos evoluíram. Por exemplo, graças aos avanços dos plásticos transparentes, as tintas acrílicas agora possuem tons saturados e brilhantes.

Apesar do início difícil do meio, no entanto, artistas famosos ainda notaram as qualidades únicas da pintura e começaram a incorporá-la em suas paletas regularmente.

Hockney nasceu na Inglaterra em 1937. Estudou na Bradford College of Art e o Royal College of Art, em Londres. Enquanto ainda era estudante no Royal College of Art, Hockney foi apresentado na exposição de jovens contemporâneos, ao lado de Peter Blake, que anunciou a chegada da Pop Art britânica

David Hockney foi um dos primeiros artistas proeminentes a aprender sobre acrílicos, junto com Helen Frankenthaler e Mark Rothko. Artistas contemporâneos como Lubaina Himid e Katherine Bernhardt ainda usam a tinta hoje.

“À medida que as pessoas ficam sabendo mais sobre o que podem fazer com elas, elas se tornarão mais receptivas na pintura acrílica como meio profissional”.

Tauchid

Assim, no espírito de nivelar o campo de jogo entre as tradições reverenciadas de tinta a óleo e o relativamente novo meio plástico, compilamos algumas das principais vantagens do uso de tintas acrílicas.

Fotografia retirada do livro

1 – Você só precisa de algumas ferramentas simples

Tintas acrílicas não dão trabalho. Enquanto você precisa de muitos suprimentos (às vezes caros) para começar a pintura a óleo (tinta, solventes, mídias, pincéis, trapos, gesso, lona ou papelão e um espaço ventilado), você precisa de apenas quatro ferramentas simples para começar a usar acrílicos:

  • a tinta em si,
  • uma escova,
  • um copo de água e
  • uma superfície (comumente conhecida pelos artistas como suporte).

Fora essas ferramentas, Tauchid recomenda investir o máximo de dinheiro em suas tintas – quanto maior o grau de acrílicos, mais pigmento eles conterão.

Um bom suporte também é um elemento vital para o seu trabalho artístico.

“Quando você está construindo uma casa, você tem que construir uma base realmente boa, e então tudo segue daí”, explicou Tauchid.

Quanto aos pincéis, ela aconselha que você não precisa de muitos, e recomenda aqueles com cerdas sintéticas, em vez de pêlos de animais. A escolha tem pouco a ver com moralidade – as cerdas sintéticas simplesmente são melhores com as tintas acrílicas.

Você só precisa de algumas ferramentas simples. Para artistas acostumados a tintas a óleo – que geralmente exigem solventes como a terebintina, uma ferramenta de descarte segura de materiais tóxicos e a demorada tarefa de remover tintas de pincéis -, a limpeza com acrílicos é extremamente simples. Se você estiver usando uma paleta, poderá raspar facilmente qualquer excesso de tinta e, em seguida, passar um pano úmido sobre sua superfície para concluir a remoção do resíduo. Ou, você pode deixar a paleta secar e descascar a tinta.

Fotografia retirada do livro

2 – Você pode controlar sua consistência e textura

Um dos aspectos mais significativos das tintas acrílicas é o quanto elas são maleáveis. Se você incorporar um meio – um aditivo que afina ou engrossa seu material – as tintas acrílicas podem assumir as qualidades de outras tintas.

Por exemplo, se você adicionar um retardador de acrílico na a tinta, ele irá desacelerar o tempo de secagem para que ela funcione mais como uma tinta à base de óleo. Você também pode adicionar mídias para fazer suas tintas acrílicas brilharem ou secarem ainda mais rápido.

Para entender melhor como os meios mudam sua pintura, Tauchid aconselha a familiarizar-se com cinco termos-chave:

  • viscosidade,
  • reologia (ramo da ciência que estuda as deformações e escoamentos da matéria)
  • brilho
  • cobertura relativa
  • textura.

Cada um desses elementos constitui uma parte fundamental de como a tinta atua: a viscosidade é a consistência; reologia é o fluxo; brilho é o brilho; cobertura relativa é a transparência; e textura é a qualidade tátil.


Se você é um pintor novato em acrílico, mas familiarizado com outro meio, como aquarelas, o uso de mídias pode ser uma boa maneira de se adaptar aos comportamentos da tinta acrílica.

Ao manipular a tinta, você pode transformar a aparência e agir de acordo com suas preferências.

3 – Tintas acrílicas permitem que você pinte em qualquer lugar

Você provavelmente já ouviu histórias sobre artistas que estão tão comprometidos com a pintura que usaram o quarto como estúdio. Mas um dos aspectos mais caros – tanto para suas finanças quanto para sua saúde – é que as tintas a óleo requerem uma área ventilada.

Tintas à base de óleo causam muitos problemas de saúde perigosos e, se não houver ventilação, solventes como a terebintina preenchem o ar com gases tóxicos.

Portanto, se seu orçamento for muito apertado para um espaço de estúdio ventilado ou se você simplesmente quiser pintar em sua cozinha ou sala de estar, as tintas acrílicas são uma ótima opção. Como elas são à base de água,

“não há tanto lá que libere gases, e você não precisa usar solventes com eles”, explicou Tauchid.

Tintas acrílicas são menos agressivas para a pele. Juntamente com o custo, a sua segurança é outra razão pela qual as tintas acrílicas são tão usadas nas escolas.

4 – Tintas acrílicas secam rápido, para que você possa colocar as cores rapidamente

Uma das razões pelas quais Hockney foi atraído por tintas acrílicas era a rapidez com que elas secavam – você pode colocar uma camada de tinta acrílica e, em poucas horas, ela fica seca o suficiente para colocar outra camada.

Para suas representações planas de paisagens áridas, Hockney usava exclusivamente acrílicos, porque a sua qualidade de fosco e tempo de secagem rápida permitiam que ele aplicasse rapidamente camadas de tons brilhantes, sem melecar suas cores.

Como você pode sobrepor as cores umas sobre as outras tão rapidamente, você pode até mesmo completar uma técnica chamada envidraçada com grande velocidade.

“Você pode criar lindas superfícies envidraçadas onde a cor e a textura são construídas sobre camadas subseqüentes; você pode obter o efeito de algo como uma pintura dos grandes mestres na fração do tempo que levaria para fazer isso com tintas a óleo ”, disse Tauchid.

Se você quiser experimentar essa técnica, dilua suas tintas acrílicas com substância adequada (que é feito com resinas de polímero líquido) para dar à tinta mais transparência e fluidez.

5 – Suas pinturas podem se tornar esculturais com as tintas acrílicas

Outro aspecto maleável das tintas acrílicas é a sua capacidade de assumir uma forma tridimensional.

“Uma tinta a óleo, aquarela ou tinta com base em cera é ficar presa a uma superfície e permanecer nessa superfície”, explicou Tauchid, “enquanto um acrílico pode ser retirado de uma superfície antiaderente e usado como uma escultura macia material, por isso supera o reino da pintura e entra no reino da escultura e da colagem ”.

Embora a idéia de se tornar uma escultura pareça absurda, há muitos artistas que usam especificamente acrílicos para construir grandes quantidades de textura escultural em suas superfícies.

O falecido Jack Whitten até colou pedaços de acrílicos em suas telas, levando em consideração sua reflexividade, transparência e cor. Whitten, como muitos outros artistas, viu no meio um benefício comprovado e verdadeiro:

“Elas são mais versáteis do que qualquer outro meio de pintura, e não apenas óleos”, explicou Tauchid.

fonte: Rhéni Tauchid

https://arteref.com/livros/como-criar-sua-primeira-pintura/
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

    • O link para comprar o livro está no começo da matéria, caso você queira, basta clicar em cima da capa do livro.
      Já a palavra "maroto" deixou um tom pejorativo no seu comentário.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

3 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago