Categories: Livros

Os mistérios da onça-pintada: lançamento 18/02

Quem é o artista? Fotógrafo Adriano Gambarini – jornalista da TV Cultura Laís Duarte – coordenador do Projeto Onçafari Mario Haberfeld – biólogo e analista ambiental do ICMBio Rogério Cunha de Paula.

O que terá na mostra? Lançamento de livro e noite de autógrafos.

Onde vai ser? Photoarts Gallery – Térreo do Shopping Market Place – São Paulo.

É um bom programa? É um bom programa, a Photoarts Gallery sempre apresenta ótimas exposições.

Quando? 18 de fevereiro de 2017, das 19h às 22h.

LIVRO DESVENDA OS MISTÉRIOS DA ONÇA-PINTADA

Onças-pintadas encantam a humanidade há milênios. Foi observando seu movimento preciso, calculado, que os primeiros homens aprenderam a caçar no continente americano. Para muitos povos elas viraram divindades, símbolos de força, de poder.

No Brasil, índios penduram seus dentes em colares, adornam o próprio rosto para se “transformarem” no bicho. No México, vestem sua pele e sua cabeça para “encarnar o ser” onça. Uma infinidade de lendas e causos cortam as terras por onde as pintadas vivem ou já viveram. Correm à boca miúda entre povos indígenas, ribeirinhos, comunidades andinas e nas páginas de livros.

Não é à toa. São animais capazes de não se cansar. Capazes de enxergar na escuridão. Capazes de escalar árvores muito altas, atravessar rios.

Por baixo do pelo, as pintas permanecem tatuadas na pele deste grande felino, suas marcas digitais.
Essas e outras informações foram coletadas durante anos e publicadas em “Panthera Onca- À sombra das florestas”, pelo biólogo e analista ambiental do ICMBio: Rogério Cunha de Paula; pela jornalista da TV Cultura, Laís Duarte; do coordenador do Projeto Onçafari, Mario Haberfeld e do fotógrafo naturalista Adriano Gambarini.

Em mais de 290 páginas, estão relatos de quem convive com o bicho nas matas e campos, de quem dedica sua vida a pesquisar o felino. Jornalista e biólogo se enveredaram pelo universo cultural e natural da onça-pintada, buscando histórias orais e mitológicas, e pesquisas realizadas por inúmeros cientistas em todos os biomas brasileiros.
Em mais de 300 imagens, estão registros íntimos do animal: seja na hora da tocaia à presa, do sono e vigília, do ensinamento de caça ao cuidado com os filhotes. Adriano Gambarini, fotógrafo há mais de 20 anos, especializado na documentação sistemática de expedições científicas, antropológicas e pesquisas de conservação de grandes mamíferos, fotografa onças-pintadas desde 2001. Produziu a primeira matéria em território nacional para National Geographic Brasil, sobre pesquisas com onças-pintadas em Goiás. Fotografou onças melânicas em árvores amazônicas há mais de 20 metros de altura, em plena Reserva Mamirauá. Acompanhou famílias de onças na caça e predação de bois nas noites escuras do Pantanal Sul, ou marcando território nas barrancas do Rio São Lourenço. Registrou as histórias orais de diversos povos indígenas brasileiros, dos Xavante do Cerrado aos Jamamadi do Rio Purus; reproduziu antigas peças arqueológicas em museus norte-americanos e artesanatos regionais da cultura brasileira. Trouxe à memoria fotográfica todas as imagens que de alguma forma valorizam este imponente animal: o maior felino das Américas.

A obra, publicada pela Editora Avis Brasilis, com apoio do Ministério da Cultura por meio de Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Tetra Pak, apresenta um levantamento da presença das onças na cultura da América Latina, na arte e tradições indígenas brasileiras. Retrata a caça desenfreada que colocou a espécie na lista dos animais ameaçados de extinção e as alternativas dos pesquisadores para preservar o que resta do terceiro maior felino do planeta.

SERVIÇO:

Livro: Panthera Onca- À sombra das florestas

Autores: Adriano Gambarini, Laís Duarte, Mario Haberfeld, Rogério Cunha de Paula

Editora: Editora Avis Brasilis

Páginas: 304

Imagens: 300

Preço oficial: R$ 95,00

Vendas online: www.gambarini.art.br

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

11 horas ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

1 dia ago

Paço Imperial inaugura a exposição “Gilberto Salvador – Geometria Visceral” e traz obras táteis

Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…

1 dia ago

Manto da Apresentação, de Bispo do Rosário, recebe restauro e participa de exposições pela Europa

Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…

1 dia ago

Dalton Paula, único artista brasileiro na Power 100 da ArtReview, sobe para a 68ª posição na lista de 2025

Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…

2 dias ago

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…

2 dias ago