Mapas

71 mil mapas antigos em alta resolução para download gratuito

Por Equipe Editorial - março 3, 2017
5167 0
Pinterest LinkedIn

Quem nunca teve curiosidade em saber como era o mapa aqui do Brasil na era colonial? Ou o mundo antes das civilizações de hoje? A internet tornou isso possível e não é difícil encontrar mapas interessantes sobre o nosso mundo nela, tudo isso de maneira gratuita e sem sair de casa.

Nosso mundo sofreu grandes alterações nesses muitos anos de existência e isso pode ser observado em alguns mapas. Para quem curte história e também é interessado em cartografia, esse acervo pode ser um pote de ouro do entretenimento.

Até mesmo para quem está focado nos estudos e precisa entender um pouco melhor a geografia antiga, que pode ser aplicada em algum ponto da história, ter fácil acesso a esses mapas se torna uma mão na roda.

O bom é que, além de dispor de um grande acervo, alguns sites também disponibilizam esse material em uma boa resolução, o que torna fácil a análise dos dados presentes nos mapas.

Como encontrar esses mapas

Você pode encontra-los no site David Rumsey Map Colletion, uma página que dispõe de 71 mil mapas em alta resolução totalmente gratuitos para download. Os mapas abrangem territórios dos cinco continentes, além de altas e livros de exploração, entre os séculos XVI a XXI e contam diversas histórias através deles.

Esse material cartográfico é gratuito ao público, podendo ser baixado no próprio site. Para facilitar mais ainda quem busca por esse tipo de material, o site ainda auxilia com ferramentas para a análise dos mapas e comparação entre as pesquisas.

Outro ponto bem legal é que existe a possibilidade de criar sua própria coleção no site, assim fica mais fácil de encontrar esse material e analisa-los por períodos, por exemplo.

Uma coisa não tão vantajosa é que o acervo tem foco para o território norte-americano, mesmo dispondo de material que aborda outros continentes. Claro que isso não impede de encontrar outras cartografias que representem outras partes do mundo e até mesmo mapas raros do globo em si.

A coleção de David Rumsey

Os mapas disponíveis no site passam por um processo de digitalização há mais de 20 anos, tendo início por conta da coleção cartográfica de David Rumsey. É uma coleção extensa com mais de 30 anos e com um acervo que agrega mais de 150 mil mapas.

Hoje estão disponíveis aproximadamente 71 mil na internet e isso poderá aumentar ao longo dos anos. Desde 1996 esses mapas estão no meio digital e apresentam uma ótima resolução.

Como dono dessa grande coleção, Rumsey tinha o foco de obter mapas a partir do século XVI até o presente, onde engloba um material cartográfico disponível em atlas, globos, mapas de bolso e de parede, livros de exploração, mapas manuscritos, cartas marítimas e muitos outros.

Ele é presidente da Cartography Associetes, que é uma empresa responsável pela publicação no meio digital desse material, tendo sede em San Francisco. Além disso, também atua como diretor do instituto Luna Imaging, que é um fornecedor de softwares para empresas disponibilizarem coleções de imagens na internet.

O site da coleção pode ser acessado aqui!

(Via Canal do Ensino)

Você também irá gostar:

Metropolitan dá acesso ilimitado a 375 mil imagens!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários