marketing

10 estratégias de marketing para atrair colecionadores

Neste artigo, vou discutir 10 estratégias de marketing diferentes que podem ajudá-lo a atrair novos clientes e fidelizá-los.

Marketing é o processo de trazer uma ideia, produto ou serviço para um público comprador. Ele se concentra nos desejos e necessidades de um cliente para que você possa identificar que tipo de pessoa pode comprar seu trabalho e tornar o seu negócio próspero.

O que é uma estratégia de marketing?


Uma estratégia de marketing é uma série de etapas ou ações tomadas para aumentar as vendas, expandir uma marca ou destacar o valor do produto, conhecida como proposta de valor. Uma estratégia de marketing atrai o cliente e tem como objetivo fazê-lo querer saber mais sobre o negócio ou seus produtos.

Para atrair o cliente, você precisa entender quem é o cliente e como ele toma decisões de compra. Com objetivos específicos em mente, as empresas podem desenhar uma estratégia de marketing para alcançá-los.

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing geralmente segue um conjunto de etapas para atingir esta meta.

Abaixo, O modelo CIDAR mostra como funciona uma estratégia de marketing:

  • Conscientização: O ato de criar atenção para a marca ou serviço por através de várias formas
  • Interesse: A etapa de gerar interesse para incentivar os compradores a querer saber mais
  • Desejo: Criar uma conexão emocional com o comprador para que ele queira o produto ou goste da marca
  • Ação: a etapa em que o comprador pega um folheto, liga para saber mais ou faz uma compra
  • Retenção: Uma vez que alguém se torna um cliente, a empresa volta seu foco para satisfazer o cliente para que ele retorne e talvez indique a empresa para amigos e familiares.

Construindo uma estratégia de marketing


Para alcançar os clientes e construir a marca de sua empresa, você deve definir metas de acordo com o que deseja realizar com cada estratégia de marketing.

A definição de metas inclui conhecer o valor da empresa e direcionar seus esforços para encontrar o comprador ideal. As estratégias de marketing constroem cronogramas e medem o sucesso da estratégia para determinar seu retorno sobre o investimento (ROI), que pode influenciar se a estratégia será implementada novamente ou não.

Usar o processo de metas SMART ajuda a definir a estratégia e especificar a meta.

Por exemplo, artista está lançando uma nova série de obras para coincidir com o final do ano. Veja como definir uma meta S.M.A.R.T. para aumentar as vendas:

  • Específico: O artista quer conquistar 100 novos clientes.
  • Mensurável: O artista deseja realizar isso até o final do ano.
  • Acionável: O artista determina onde sua publicidade será mais eficaz.
  • Relevante: A séria tem temática festiva e o lançamento está previsto para novembro.
  • Temporário: Um cronograma específico permite que o artista busque um resultado específico e ajuste a meta conforme necessário.

Como uma estratégia de marketing é diferente de um plano de marketing?


Um plano de marketing resume as ideias do que você deseja realizar, e a estratégia de marketing compõe os componentes do plano e o coloca em ação.

Os planos de marketing detalham estratégias específicas para atingir os objetivos da empresa e contêm os cronogramas para quando certas estratégias de marketing ocorrerão e detalham a logística das campanhas de marketing.

As estratégias de marketing informam o plano de marketing e geralmente têm vida útil mais longa porque contêm propostas de valor e dinâmicas de marca que não mudam muito ao longo do tempo.

As estratégias abrangem uma variedade de mídias e locais onde uma empresa pode encontrar as pessoas para as quais atrai e define como a empresa pode converter essa pessoa em cliente.

Exemplos de estratégia de marketing.


Aqui estão 10 estratégias de marketing comuns que as empresas usam para alcançar mais clientes, incentivar a repetição de vendas e criar fidelidade à marca:

  • Use as mídias sociais em seu favor.
  • Comece um blog.
  • Maximize a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).
  • Crie uma chamada para ação (CTA).
  • Envolva influenciadores.
  • Construir uma lista de discussão.
  • Crie um programa de afiliados.
  • Envolva os clientes com o chat.
  • Hospede webinars.
  • Desenvolver personas de clientes.

1. Aproveite as mídias sociais


As mídias sociais oferecem muitas maneiras atraentes de se conectar com os clientes. Você pode postar fotos ou vídeos sobre seus produtos ou se comunicar por meio de comentários ou mensagens. A mídia social fornece um ambiente onde os clientes podem aprender sobre o negócio ou seu setor. O envolvimento com os clientes cria fidelidade à marca e eleva o atendimento ao cliente.

2. Comece um blog


Os blogs fornecem conteúdo em um site ou página de produto que ajuda o cliente a tomar uma decisão de compra ou a saber mais sobre um serviço.

Eles podem ser atualizados diariamente ou semanalmente, dependendo dos objetivos da estratégia, e as postagens idealmente criam valor e criam autoridade.

Algumas negócios podem ter escritores convidados que confirmam o valor ou educam os clientes. O compartilhamento de postagens de blog em mídias sociais ou canais semelhantes expande o público e a base de clientes em potencial.

3. Maximize a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)


Palavras-chave ou frases são digitadas em um mecanismo de pesquisa para localizar um assunto específico ou responder a uma consulta.

Os navegadores da Web são projetados para pesquisar essas palavras-chave ou frases em sites ou artigos e apresentar resultados ao usuário. O SEO eficaz pode não apenas colocar a empresa no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa, mas também é uma maneira poderosa de segmentar e segmentar clientes.

Embora palavras-chave e frases sejam valiosas, as empresas também devem criar conteúdo atraente que ofereça valor.

4. Crie uma chamada para ação (CTA)


Uma chamada para ação é um alerta para o cliente fazer perguntas, acompanhar, saber mais ou tomar uma decisão. Uma chamada para ação pode ser na forma de uma pergunta, uma oferta, uma sugestão ou para criar um senso de urgência.

5. Faça parcerias com influenciadores


Os influenciadores são principalmente pessoas de mídia social que conquistaram seguidores ou público. Você pode fazer parcerias com influenciadores que correspondam às metas ou estratégias do seu negócio. Os influenciadores podem promover um produto usando-o, vestindo-o ou informando seus seguidores sobre ele. Se os seus produtos e sistemas de vendas do seu negócio estiverem funcionando, os influenciadores podem ajudar a criar valor por meio da experiência direta para influenciar a compra. Os influenciadores que se encaixam no seu nicho podem ajudar a empresa a alcançar mais clientes.

6. Crie uma lista para e-mail marketing


A criação de uma lista de e-mails pode ajudar você a oferecer incentivos a seus clientes ou incentivá-los a retornar. O marketing por e-mail mantém a empresa na frente do cliente, enquanto a empresa pode segmentar listas para atingir clientes específicos. Você pode dividir a sua lista para atingir um determinado grupo demográfico.

Leia também: Truques de marketing no universo das artes

7. Crie um programa de afiliados


Semelhante à parceria com influenciadores, os programas de afiliados significam que seus clientes fazem a venda para você. Um afiliado é alguém que recebe um incentivo por cada venda ou referência à empresa que vem por meio de seu site, plataforma de mídia social ou vias semelhantes. Os afiliados fazem com que as pessoas falem sobre o negócio e podem expandir muito o número de pessoas que aprendem sobre os produtos e serviços. Pense como você poderia criar este sistema quando se trata da sua arte.

8. Envolva os clientes com o chat


Ter um recurso de chat é uma ótima maneira de responder às perguntas dos clientes ou resolver problemas imediatamente. Os clientes podem usar o chat para saber mais sobre um serviço, solucionar problemas de um produto ou fazer perguntas sobre prazos de entrega.

Alguns recursos como o Whatsapp podem transferir diretamente a conversa para o dispositivo do cliente, para que ele possa sair do site da empresa, mas não da conversa.

Leia também: Introdução a e-mail marketing para artistas

9. Hospedar webinars


Os webinars geralmente são palestras de aprendizado ou informações hospedadas na web. Os webinars podem ser usados como uma ferramenta de integração para novos admiradores ou para apresentar um potencial comprador ao seu trabalho. Eles são ideais para focar em uma única ideia para apresentá-la em várias plataformas. Os webinars podem incluir uma sessão de perguntas e respostas ou terminar com um “call to action”.

10. Desenvolva a persona do cliente


As personas definem quem é o cliente, o que ele gosta e fornecem informações sobre seus padrões de compra para melhor atendê-lo.

Um negócio precisa, em última análise, de um cliente para fazer uma compra. Por meio da pesquisa de seus clientes ideais, você pode desenvolver grupos de potenciais clientes para personalizar ainda mais seu atendimento.

Leia também:

fonte:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

6 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago