mercado

Introdução a e-mail marketing para artistas

Por Paulo Varella - junho 11, 2021
100 0
Pinterest LinkedIn

O que é marketing por email?

O e-mail marketing é exatamente o que o nome diz: é o processo de enviar um email ao seu público para comercializar os produtos e serviços que você oferece.

Isso pode assumir várias formas, como:

  • Oferecer conteúdo e histórias valiosas sobre você para ajudar a construir um relacionamento com seu público.
  • Informar as pessoas sobre os produtos que podem comprar com você, no seu site ou na galeria que representa você.
  • Anunciar quaisquer próximos eventos promovidos por você.

Como o e-mail marketing pode ajudar a minha carreira?

O e-mail marketing pode ajudá-lo a se conectar com seu público de uma forma significativa e econômica. Também pode ser usado para complementar seus outros canais, como mídias sociais e seu site, permitindo que você inclua mais detalhes e adapte suas comunicações a diferentes partes do seu público.

O seu e-mail marketing pode encorajar o seu público a realizar certas ações e, se usado de forma eficaz, pode levar a:

  • aumento das vendas de suas obras e vendas repetidas por colecionadores.
  • mais visitas ao seu site.
  • melhor envolvimento com o seu trabalho.
  • mais vendas em seu e-commerce e outros outras vendas secundárias.
  • mais doações.
  • mais visitas ao seu ateliê.

O e-mail marketing também pode ajudá-lo a aprender sobre o seu público. Através de relatórios de e-mail, você pode começar a entender o que as pessoas estão falando (ou não). Você pode até vincular seus e-mails ao Google Analytics para obter uma compreensão mais profunda de seu público e encontrar novas oportunidades de marketing.

Como eu começo?

É melhor dar pequenos passos para começar. Existem algumas coisas que você precisa antes de enviar seu primeiro e-mail.

aundiência
foto: pexels: Vishnu Nair

Uma audiência

Você precisa da permissão do seu público antes de enviar qualquer email marketing. Eles podem já ter dado a você permissão através um formulário de inscrição para seu site – a maioria das plataformas de email marketing tem essa função, elas criam um código para você incorporar no seu site e começar a captar e-mails

Uma plataforma

Você precisará escolher uma plataforma de onde enviar seus e-mails. Muitas estão disponíveis com modelos fáceis de usar e documentação passo a passo. Algumas oferecem testes gratuitos ou versões gratuitas, dependendo de quantos e-mails você enviar ou do tamanho do seu público. Você pode escolher um que se integre ao seu site ou sistema de CRM (teremos uma matéria sobre isto).

conteudo
foro: pexels: iva samkov

Algum conteúdo

Seu conteúdo é onde você pode realmente começar a deixar a sua personalidade brilhar. Você pode escrever novos conteúdos para seus e-mails, ou tirar ideias de seu blog, canais sociais ou até mesmo notícias do setor.

Cada vez que você escrever um e-mail, considere:

  • Como isso agregará algum valor para a pessoa que está lendo?
  • O que eu gostaria que o destinatário fizesse ao ler este e-mail?

Que tipo de e-mail devo enviar?

O tipo de e-mail que você enviará dependerá de você, seus objetivos e de quanto tempo você tem para trabalhar em seu marketing por e-mail. Um bom lugar para começar é um boletim informativo regular falando de suas atividades e o que você vem produzindo.

Precisa de inspiração para o conteúdo do seu boletim informativo? Inscreva-se em organizações que você já adora para ver o tipo de conteúdo que elas enviam.

Depois de pegar o jeito, você pode tentar adicionar e-mails para anunciar lançamentos de novas obras e novos eventos, e-mails de agradecimento e e-mails de boas-vindas. A cada e-mail que você enviar, lembre-se de se perguntar: isso está agregando valor para a pessoa para a qual estou enviando?

O que mais devo pensar?

pensando
Foto: Pexels: Cottonbro

Enviar um boletim informativo para todo o seu público é apenas o começo. Existem muitas outras técnicas que você pode usar para garantir que seu marketing por e-mail seja eficaz:

  • Segmentação – escolher certas pessoas em seu público para enviar e-mails mais direcionados. Por exemplo, você pode enviar um e-mail para pessoas que compraram uma obra sua para informá-los sobre outras obras de uma outra série.
  • Personalização – adicionar informações pessoais aos seus e-mails, como o nome do destinatário.
  • Teste AB – experimentar ideias diferentes em seus e-mails e ver qual delas funciona melhor. Por exemplo, enviar o mesmo e-mail com duas linhas de assunto diferentes e ver qual mais uma pessoa abre.

Qual o próximo passo?

Esperamos que este artigo tenha lhe dado algumas idéias sobre como usar o marketing por email para aprimorar os relacionamentos entre você e seu público e sobre as maneiras de fazer diferenças no mundo real para o seu trabalho.

Se você precisar de ajuda para iniciar a sua campanha de e-mail marketing, entre em contato comigo pelo [email protected] Podemos ajudar você neste processo.

Fonte: Arts Council England: https://digitalculturenetwork.org.uk/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários