mercado

Galeristas: Quais são suas funções e como fazer parte do mercado

Saiba tudo sobre suas funções no mercado e o passo a passo de como abrir uma galeria.

Por Equipe Editorial - setembro 9, 2021
946 2
Pinterest LinkedIn

O que os galeristas fazem? Como adquirir as habilidades necessárias para ser um galerista? É necessário saber tudo sobre arte? Como faço para abrir uma galeria?

Nessa matéria iremos te contar tudo sobre como é ser um galerista, desde as suas funções no mercado da arte até o passo a passo de como abrir uma galeria.

Esse texto faz parte de uma série que criamos chamada: Agentes do Mercado de Arte.


A origem do termo galerista

A palavra “galerista” é um termo relativamente novo. Ele provavelmente foi inventado para evitar conotações “negativas” associadas a outros nomes para o cargo – como negociante de arte ou corretor de arte.

É mais provável que os galeristas sejam vistos como pessoas que apoiam ou representam artistas que criam as obras mostradas em suas galerias, em vez de alguém cujo objetivo principal é vender arte.

Galeristas
Arnaldo Bortolon e Clarissa Cohen | Foto: Analice Parcon

O termo em si pode ter derivado da palavra francesa “galeriste“, que é frequentemente usada pelos principais proprietários de galerias para se diferenciar de outros comerciantes, ou das palavras em alemão para um proprietário de galerias masculino ou feminino, “galerist” ou “galeristin“.


As funções dos galeristas no mercado da arte

Os galeristas são proprietários de galerias de arte que compram e vendem obras. Suas funções variam desde encontrar novos talentos até promovê-los para que tenham mais prestígio no mercado.

Além disso, esses profissionais devem estar sempre atualizados com as tendências do meio, principalmente para saberem como precificar seus acervos e terem uma base de escolha sobre representar determinados artistas.

Porém, algo que não pode ser esquecido é que as coisas não acontecem da noite para o dia. É necessário investir tempo e dinheiro na construção da carreira como Galerista de arte.

Para isso é necessário que os galeristas participem de eventos, montem exposições, promovam seus artistas em diferentes mídias e procurem constantemente formas de expandir os seus círculos de influência. Os custos operacionais variam de galeria para galeria, ainda mais se o galerista tiver funcionários. 

Galeristas
Shawn McNulty Exibição de Arte

Como abrir uma galeria de arte?

Não se engane, galerias de arte fazem parte do mundo dos negócios. É claro que tanto o amor pela arte quanto o interesse criativo em artistas são significativos para se tornar um proprietário de uma galeria de arte, mas é preciso encontrar um equilíbrio entre a paixão e o mundo corporativo.

O objetivo central de uma galeria de arte é vender arte e permanecer no negócio. Se você está pensando em abrir uma mas não sabe por onde começar essas dicas de proprietários o colocarão no caminho certo:

1. Conheça o mercado

O primeiro passo para abrir uma galeria de arte é pesquisar o mercado local. Não tenha medo de se reunir com artistas ou outros membros da comunidade artística para obter ajuda na avaliação do mercado.

Esta pesquisa o ajudará a determinar o tamanho, escopo e a visão da sua galeria de arte. Ao se familiarizar com as galerias locais, pense no propósito do que sua galeria trará para a área.

galeria-andre
Galeria de Arte André

Avalie se o tipo de arte que você está interessado em apresentar possui forte concorrência e se atrairá clientela. Você tem uma chance maior de sucesso criando um nicho no mercado local – algo que realmente irá destacar sua galeria de arte.


2. Torne-se um especialista

Mergulhe em todas as informações sobre o tipo de arte que você terá em sua galeria. Você quer se tornar um especialista. Procure galerias semelhantes fora de sua cidade e visite-as online ou pessoalmente.

Obtenha um conhecimento mais profundo dos artistas que criam esse tipo específico de arte, tanto equipamentos de destaque quanto talentos emergentes.

Ser capaz de explicar cada obra de arte, seu significado e relevância no gênero fará com que sua galeria se destaque e adquira confiança dos potenciais compradores.


Transforme - Banner Instaarts

3. Encontre seu estilo de negócios

Antes de abrir uma galeria de arte, você precisa decidir como sua galeria de arte conduzirá os negócios. Crie um plano que defina como seu espaço funcionará, decida como você receberá financiamento e qual será a estrutura geral de gerenciamento.

Como sua galeria de arte ganhará dinheiro? Se você planeja lucrar com comissão de vendas, determine qual será o percentual de comissão. Como qualquer empresa, as galerias de arte seguem as leis tributárias.


4. Alugue seu espaço

Depois de abrir as portas da sua galeria, pense em outras maneiras de ganhar dinheiro além da venda de arte. Uma maneira de fazer isso é alugando sua galeria para eventos, reuniões e até sessões de fotos ou filmes.

Essa não é apenas uma ótima maneira de maximizar seu espaço, mas também outra maneira de atrair potenciais compradores.

Ao expor sua galeria e arte a novos convidados, pode ocorrer aumento nas vendas de artistas.

Exibição de filmes em uma galeria de arte
Exibição de filmes em uma galeria de arte

5. Projete seu espaço

Agora é hora de considerar a localização da sua galeria de arte. O local deve ser de fácil acesso. Um layout flexível é essencial. É necessário ter espaço suficiente para armazenar várias coleções de arte para exibição e armazenamento.

Não esqueça que você precisa ser capaz de receber convidados e clientes. Isso significa um espaço grande o suficiente para permitir que as pessoas se socializem e se movimentem.

Mantenha a decoração interior da sua galeria de arte o mais minimalista possível. Você deseja evitar distrair seus potenciais compradores. No entanto, certifique-se de incorporar elementos de decoração que atendem à sua visão geral, pois isso irá consolidar ainda mais a sua marca.

Amplie - Banner Instaarts

6. Faça um site e/ou um perfil online

Depois de criar seu espaço físico da galeria de arte, você precisa ficar online. Além de ser importante promover sua galeria, os serviços da internet também podem ajudá-lo a gerenciar o espaço.

Se você não for bom com tecnologias, pode simplificar as informações de contato e informações sobre recepções e artistas em destaque. Existem várias ferramentas de criação de sites disponíveis que deixam seu site super profissional para aqueles com pouca experiência em HTML.

Galeristas
Via: Unsplash

Não se limite apenas a um site, compartilhe a visão e a arte da sua galeria nas mídias sociais. Criar uma comunidade dedicada de seguidores facilitará a promoção de aberturas e de novos artistas. Considere criar um perfil no Instagram, no twitter ou no Facebook, onde você pode compartilhar atualizações sobre artistas presentes em sua galeria e os próximos eventos.


7. Crie uma rede de contatos

Conectar-se com galeristas, pessoas dentro e fora do mundo da arte ajudará seus esforços com relação ao marketing da uma galeria de arte.

A realização de eventos em sua galeria traz uma nova clientela que talvez nunca tenha visto sua arte, além de fornecer outra fonte de receita. Novamente, isso apresenta sua galeria a potenciais compradores e também constrói relacionamentos com líderes locais que podem aumentar o sucesso das noites de abertura de exposições


8. Faça noites de aberturas sofisticadas

Isso nos leva a noites de abertura, parte integrante da administração de uma galeria de arte de sucesso. A recepção na noite de abertura de uma mostra define como a comunidade recebe o trabalho do seu artista.

Galeristas
Frieze London

O novo proprietário da galeria precisa ser o anfitrião perfeito, dar as pessoas um ambiente divertido e o mais importante, informar aos visitantes que, sim, a obra de arte está à venda.

A jornada do artista pode ser difícil. Como proprietário de uma galeria de arte, você tem a oportunidade de mostrar seu trabalho e promover seu sucesso. Lembre-se de que o sucesso de um artista se traduz em vendas, o que se traduz no sucesso de uma galeria de arte.

Manter o ritmo entre as vendas pode ser um desafio para a maioria dos galeristas, então seja criativo com novas maneiras de atrair pessoas para sua galeria de arte.


Veja também:


Fontes:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
eloah
eloah
1 ano atrás

gente, é passo á passo. com dois SS