mercado

3 Regras fundamentais para vender arte Online


Com o entendimento das emoções e psicologia do comprador, temos vantagens e mais ferramentas para ter sucesso na venda de obras de arte.

Pensando nisso, separamos Três Regras Fundamentais de Vendas e ensinamos como usá-las para persuadir os colecionadores e validar a decisão deles ao comprarem uma obra.

É importante lembrar que, embora estes princípios de marketing funcionem, eles precisam ser adaptados e ajustados para cada situação e cliente.

Pense neles como dicas para vender arte online.


1) As pessoas não gostam de “serem vendidas

As pessoas gostam de comprar, mas não gostam de serem vendidas. Isso porque comprar implica em controle, vender para não.

O que isso significa para você?

Seja amável.

Seu trabalho é ajudar seu potencial comprador/cliente/colecionador a resolver um problema ou atingir um objetivo, mesmo que esse objetivo seja simplesmente trazer um pouco mais de beleza para a vida deles comprando uma peça de sua obra de arte.

Portanto, em suas comunicações de marketing, você não deseja aplicar pressão indevida. 

Tente, não force. 

Crie uma imagem verbal que desperte os desejos do seu comprador e apele às suas emoções, por exemplo, ajudando-os a imaginar o quão maravilhoso eles se sentirão possuindo aquela impressão especial ou obra de arte original, ou quão grande aquela sala ficará depois de pendurá-la.


2) As pessoas compram coisas por motivos emocionais

Todos nós sabemos que isso é verdade.

Você pode estar comprando aquele novo iPhone porque o seu anterior tem dois anos e não tem todos os recursos que você precisa, mas se você for honesto consigo mesmo, pelo menos parte da razão pela qual você está comprando é porque ele faz você se sente como uma daquelas pessoas descoladas, experientes e legais que apreciam um design bonito e possuem o mais recente produto da Apple.

Orgulho, e esse sentimento de pertencer a um grupo “especial”, é uma das razões emocionais que compramos.

Agora, para explorar essas emoções ao escrever um texto, é preciso tocar nos botões certos. Fazer com que o seu potencial comprador sinta que precisa do seu trabalho para ser uma pessoa melhor, às vezes descrevendo algo que elas não têm.

Foto de Antoni Shkraba/ Pexels

Na redação de um texto de marketing, destacar os problemas e desafios que seus clientes ou clientes ideais enfrentam e, em seguida, posicionar sua oferta como a solução, pode ser muito persuasivo. Mas você pode fazer isso sem recorrer à hipérbole ou criação de um problema falso.

“Você não precisa forçar a barra”

Na verdade, essa é uma abordagem usada por muitos redatores para certos tipos de produtos e serviços. Estamos falando de arte e outros bens criativos aqui, então mostre a seus compradores o quão boa sua “solução” (sua arte) será fazê-los sentir em vez disso.


3) Uma vez vendidos, as pessoas precisam satisfazer suas decisões emocionais com lógica, então dê esta lógica.

Isso significa que, uma vez que você tenha feito um apelo emocional, mostrando aos seus compradores e colecionadores, você entende seus problemas e frustrações, ou mais provavelmente no caso de comprar arte, suas necessidades e desejos, e através da sua arte, você deve agora dar ao seu comprador razões racionais para comprar.

Depois que eles são vendidos emocionalmente, eles precisam racionalizar sua decisão de compra. É aqui que entram as informações na forma de especificações de produtos ou informações de entrega de serviços. 

Essas informações não vendem seu trabalho, mas são super importantes porque fazem com que o cliente ou cliente se sinta bem com a decisão de compra que acabou de tomar.


Veja também


Fonte

The Three Fundamental Rules of Selling – And Why They’re Important To Nonprofits


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

16 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

5 dias ago