6 artistas que inspiraram a moda
A arte e a moda sempre caminharam juntas. Veja 6 artistas que inspiraram grandes costureiros.
Salvador Dalí
O pintor surrealista Salvador Dalí foi, durante décadas, amigo de Elsa Schiaparelli, e suas obras influenciaram a estilista criadora do rosa-choque e principal rival de Coco Chanel. A estética proposta por Schiaparelli, com ombros largos e silhueta longilínea, vigorou até a criação do New Look por Christian Dior, na década de 1950.
Obras em Destaque
Piet Mondrian
Um dos principais nomes do modernismo, Piet Mondrian foi o criador do movimento artístico neoplasticismo, que propunha novas maneiras de fazer e pensar a arte abstrata. Sua obra Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo inspirou a criação do vestido tubinho por Yves Saint Laurent na década de 1960. O modelo foi apelidado de “Mondrian” em homenagem ao artista holandês e tornou-se um marco da história da moda.
Andy Warhol
Principal articulador da pop art, Andy Warhol caminhou entre a moda, o cinema e as artes plásticas, tendo iniciado sua carreira como ilustrador para as revistas Glamour e Harpers’ Bazaar. Tornou-se conhecido por sua pintura retratando rótulos da sopa Campbell, que inspirou o famoso vestido “Campbell”, feito em papel.
Yayoi Kusama
Yayoi Kusama possui uma extensa obra que abarca performances, pinturas, instalações, colagens e esculturas. Em 2012, a Louis Vuitton lançou, em parceria com Kusama, a coleção Infinetely Kusama”, que conta com roupas e acessórios em cores vivas e a famosa estampa de bolinhas – marca registrada da artista japonesa.
Gustav Klimt
Influenciado por sua amiga e companheira, a designer de moda Emilie Flöge (falamos sobre ela aqui), o pintor simbolista Gustav Klimt, ao longo de sua carreira, nutriu especial admiração pelo universo dos tecidos. Suas cores e formas deslumbrantes inspiraram coleções de grifes como Alexander McQueen e Dior.
René Magritte
Em 2014, a Opening Ceremony lançou uma coleção inspirada no trabalho de René Magritte, um dos principais nomes do surrealismo. A linha – que conta com peças masculinas e femininas – foi criada por Carol Lim e Humberto Leon, diretores criativos da grife Kenzo.