Movimentos

A arte grega e seus diferentes períodos


Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham, cada momento reflete uma nova estética.

Nesta matéria, contextualizaremos e colocaremos numa linha cronológica todo esse processo de produção artística.

Frequentemente considerada uma das mais influentes do mundo na História da Arte, é importante lembrar que a produção grega era composta principalmente de vasos, escultura e arquitetura. Além disso, durou cerca de 1.600 anos, perpassando por diversos momentos históricos.


As diferentes fases da arte grega antiga

Arte Micênica

A arte micênica ocorreu de aproximadamente 1550 a 1200 a.C. Embora as culturas micênica e grega fossem duas entidades separadas, elas ocuparam as mesmas terras sucessivamente.

Além de projeções arquitetônicas, incluindo alvenaria e túmulos de “colméias”, os micênicos eram grandes ourives e oleiros.

Eles elevaram a cerâmica de meramente funcional a esteticamente decorativa.

Em 1184 a.C., a partir da derrota de Tróia para os Gregos, a cultura micênica foi diminuindo até chegar ao fim, seguida por uma fase artística conhecida como sub-micênica e / ou a “Idade das Trevas”. Esta fase, com duração de c. 1100-1025 a.C., viu um pouco de continuidade com os feitos artísticos anteriores, mas sem inovações.

De c.1025-900 a.C., a fase proto-geométrica viu a cerâmica começar a ser decorada com formas simples, faixas pretas e linhas onduladas. Além disso, a técnica de modelagem de vasos também estava sendo refinada.

Máscara funerária, que é, por vezes, atribuída a Agamémnon, 1500 a.C., 26 cm de altura, Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

Arte Geométrica

Arte geométrica se desenvolveu entre 900-700 a.C. A decoração da cerâmica foi além de formas simples, incluindo também animais e seres humanos. Tudo, no entanto, foi renderizado com o uso de formas geométricas simples.

O período geométrico da arte grega antiga ocorreu durante o desenvolvimento das primeiras cidades-estados. Os padrões desse período eram de natureza angular e as pessoas eram frequentemente representadas por figuras de “palitos”.

Detalhe – Vaso grego do Período Geométrico. Collections of the Louvre (Department of Greek, Etruscan, and Roman Antiquities).

Os períodos arcaico, clássico e helenístico subsequentes, continham fases “inicial, alta e tardia” separadas.


Arte Arcaica

Templo de Apolo, em Pesto (Itália), região que pertenceu a chamada Magna Grécia. Construído no período Arcaico, no século VI a.C. Foto: francesco pecci / Shutterstock.com

De c. 700-480 a.C., tivemos uma fase de orientalização (735-650 a.C.). Nela, elementos de outras civilizações (Oriente Próximo) começaram a se infiltrar na arte grega.

A fase arcaica é mais conhecida pelo início de representações realistas de seres humanos e esculturas monumentais de pedra. Foi durante esse período que as estátuas de calcário kouros (masculino) e kore (feminino) foram criadas, sempre representando jovens, nus e sorridentes.


Veja mais


Arte Clássica

A Arte Clássica (480-323 a.C.) foi criada durante uma “Era de Ouro”, marcada desde o momento em que Atenas se tornou a mais poderosa cidade-estado grega até a morte de Alexandre, o Grande.

Esta fase testemunhou um grande realismo de forma, bem como um aumento nas representações de narrativas. Os objetos não apenas retratavam pessoas e atividades comuns, mas também capturavam cenas nas quais os deuses estavam trabalhando ou brincando.

As figuras eram frequentemente pintadas de vermelho, em vez de preto – como no período anterior – e com grande detalhamento. O Partenon de Atenas foi construído durante esse período, que também testemunhou um florescimento da escultura.


Veja mais


Arte Helenística

Alexandre, o Grande e Dario III da Pérsia na Batalha de Gaugamela. Mosaico Romano de c.100 a.C. da Casa do Fauno na Pompeia.

Ela está associada ao reinado de Alexandre, o Grande. Sob seu governo, a arte grega foi espalhada para novos territórios, onde frequentemente se misturava à cultura local.

Nessa fase, a produção artística tende a ser mais “enérgica”, e mostra cenas heróicas, como Athena lutando contra um gigante.

A arte grega influenciaria profundamente a romana e, portanto, teria efeitos duradouros em toda a arte ocidental.


Veja mais



Fontes


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

11 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

23 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

24 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago