Uma escultura chinesa em forma de coruja datada do século 12 ou 13 aC foi danificada por um visitante do Instituto de Arte de Minneapolis, nos Estados Unidos.
A peça de bronze é um antigo zun chinês, ou uma vasilha de vinho, em forma de coruja, conhecida como Pillsbury Owl. Ninguém ficou ferido com o incidente, ocorrido no dia 9 de abril, e a exposição foi imediatamente removida para avaliação e guarda. Ele passará por trabalhos de conservação e reparo, embora não esteja claro quanto tempo isso levará, de acordo com um comunicado divulgado pelo museu.
O zun da Dinastia Shang teria sido usado para armazenar vinho que pretendia ser uma oferenda cerimonial aos ancestrais. Sua aparência de animal é altamente típica do período. Foi legado ao museu em 1950 pelo industrial e filantropo Alfred F. Pillsbury, cuja prolífica coleção de arte asiática formou a base para a próxima exposição.
O objeto estava na entrada de “Oferendas Eternas: Bronzes Rituais Chineses”, uma exposição especial de 150 vasos de bronze associados a rituais e adoração ancestral e poder na antiga sociedade chinesa. A exposição foi projetada pelo diretor de arte e designer de cinema vencedor do Oscar, Tim Yip.
Durante o restante da exposição, até o fim de maio, os visitantes serão recebidos na porta por um conjunto de dragões com asas de bronze do século V ou IV aC.
Leia também – Roubo ao museu de Dresden: 5 homens são presos por crime de 2019
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…