Este ano a Arte|Ref deu início a uma iniciativa que há muito já havíamos desejado…
A revista surgiu da vontade de compartilhar o interesse nas artes, seja em teatro, dança, performance, música, ou o vasto campo de artes visuais, democratizando e popularizando-as. Sabemos que o que vem sido produzido na contemporaneidade muitas vezes ao invés aproximar, afasta-nos. Porém acreditamos que a arte contemporânea tem o poder de transbordar-se devido às suas infinitas possibilidades. A criatividade pode surgir de qualquer suporte, linguagem, técnica, poética, temáticas. Vivemos em um mundo dinâmico e isso se reflete no que vem sido produzido nas artes também.
E é por acreditarmos no potencial dela, e especialmente da arte contemporânea, que buscamos promover a produção jovem, marginal, atual, antenada. Ficamos extremamente satisfeitos de termos concluído as quatro primeiras edições do Prêmio Arte|Ref de Arte Contemporânea!! Agradecemos a todos que enviaram seus trabalhos, agitaram, fomentaram e ajudaram a divulgar nosso prêmio.
Esperamos entrar em breve com mais edições! Para você que não acompanhou o que foi selecionado, veja a retrospectiva e os quatro artistas e trabalhos selecionados:
Na primeira edição, que aconteceu no mês de março, a artista Flora Assumpção foi contemplada com a obra “Piscina I”. A artista veio até nossa sede e conheceu a equipe!
Na edição do mês de abril, o selecionado foi o curitibano Arthur Tuoto, com sua vídeo instalação “3xDIELMAN”, porém não chegamos a conhece-lo pessoalmente devido à distância física… mas você pode verificar seu trabalho abaixo!
Quem veio nos visitar na terceira vez foi o artista Felipe Góes formado em arquitetura, que coincidentemente trabalha muito próximo de nós aqui nos confins da Granja Viana. O trabalho selecionado foi a instalação “Paisagem: Tempo em Suspensão” elaborado pelo Felipe e por seu parceiro Marcelo Maffei. Saiba mais sobre esta dupla aqui.
Ricardo Villa foi o último a passar por aqui para receber o prêmio! O artista ganhou a 4º Edição do Prêmio Arte|Ref com sua série super interessante série “Distopia”!
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…