Conheça a Incubadora de Negócios Criativos e Culturais

0
309

Criado em Sampa é o nome do conjunto de projetos de Economia Criativa de Base Comunitária desenvolvidos pela Adesampa em parceria com o British Council e o Fundo Newton. Eles são divididos em duas frentes: as Formações em Economia Criativa e o Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais, vamos falar hoje sobre esta última frente hoje.

Para aqueles que estão chegando agora, e não sabem do que eu estou falando, irei introduzir um pouco aqui para vocês entenderem um pouco mais sobre isto.

A Adesampa é o serviço social autônomo denominado Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADE SAMPA, pessoa jurídica de direito privado de fins não econômicos, de interesse coletivo e de utilidade pública, vinculado, por cooperação, à Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Sua missão é formular propostas e colaborar na implantação de políticas públicas elaboradas de forma participativa, que promovam o desenvolvimento local sustentável com protagonismo do Micro Empreendedor Individual – MEI, das Micro, Pequena e Média Empresas, das Cooperativas de Economia Solidária e das Organizações da Sociedade Civil. Desta forma, transformar saberes e fazeres populares e tradicionais em inclusão econômica, justa e solidária, visando a criação de um ciclo virtuoso de Negócios Sustentáveis, a partir de uma série de princípios norteadores, como:

  • Estimular ideias inovadoras que contribuam para melhorar a qualidade de vida na cidade
  • Priorizar os territórios mais vulneráveis da cidade e considerar suas vocações particulares
  • Valorizar os saberes populares, culturais e tecnológicos dos territórios
  • Descentralizar e multiplicar os referenciais urbanos de arte, cultura, lazer e comércio.

Uma das frentes do seu projeto  Criado em Sampa é o Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais. Financiado pelo Institucional Skills, programa do Fundo Newton operado pelo British Council no Brasil, o projeto está em sua fase avançada de pesquisa. Em junho de 2016, uma comitiva da Adesampa fez uma viagem de campo de seis dias no Reino Unido, para conhecer incubadoras e hubs (termo inglês que significa ponto de referência relativo a aprendizado para inovação) de criatividade, que possam servir de referência para a versão brasileira.

Este grupo também realizou um giro pelo Brasil para visitar as iniciativas semelhantes. As pesquisas dentro e fora do país mostraram que as políticas públicas são fundamentais para o desenvolvimento de negócios criativos.

INTERCÂMBIO DE EMPREENDEDORES

Uma etapa importante para a elaboração do projeto do Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais é o intercâmbio de cinco empreendedores criativos brasileiros da periferia para o Reino Unido. Em contrapartida, cinco jovens britânicos realizaram intercâmbio semelhante no Brasil. A ideia é que os 10 intercambistas dos dois países troquem experiências e visitem empresas ligadas à inovação e à economia criativa.

A ideia é que os intercambistas possam também oferecer subsídios materiais e conceituais para a implantação do projeto do Programa de Incubação do Criado em Sampa.

A seleção dos brasileiros participantes é feita pelo  Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas).

Quer saber mais? Acesse!

TAGS: Adesampa, Criado em Sampa, Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais, British Council, Vai Tec.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here