Notícia

Conheça a Incubadora de Negócios Criativos e Culturais

Criado em Sampa é o nome do conjunto de projetos de Economia Criativa de Base Comunitária desenvolvidos pela Adesampa em parceria com o British Council e o Fundo Newton. Eles são divididos em duas frentes: as Formações em Economia Criativa e o Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais, vamos falar hoje sobre esta última frente hoje.

Para aqueles que estão chegando agora, e não sabem do que eu estou falando, irei introduzir um pouco aqui para vocês entenderem um pouco mais sobre isto.

A Adesampa é o serviço social autônomo denominado Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADE SAMPA, pessoa jurídica de direito privado de fins não econômicos, de interesse coletivo e de utilidade pública, vinculado, por cooperação, à Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Sua missão é formular propostas e colaborar na implantação de políticas públicas elaboradas de forma participativa, que promovam o desenvolvimento local sustentável com protagonismo do Micro Empreendedor Individual – MEI, das Micro, Pequena e Média Empresas, das Cooperativas de Economia Solidária e das Organizações da Sociedade Civil. Desta forma, transformar saberes e fazeres populares e tradicionais em inclusão econômica, justa e solidária, visando a criação de um ciclo virtuoso de Negócios Sustentáveis, a partir de uma série de princípios norteadores, como:

  • Estimular ideias inovadoras que contribuam para melhorar a qualidade de vida na cidade
  • Priorizar os territórios mais vulneráveis da cidade e considerar suas vocações particulares
  • Valorizar os saberes populares, culturais e tecnológicos dos territórios
  • Descentralizar e multiplicar os referenciais urbanos de arte, cultura, lazer e comércio.

Uma das frentes do seu projeto  Criado em Sampa é o Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais. Financiado pelo Institucional Skills, programa do Fundo Newton operado pelo British Council no Brasil, o projeto está em sua fase avançada de pesquisa. Em junho de 2016, uma comitiva da Adesampa fez uma viagem de campo de seis dias no Reino Unido, para conhecer incubadoras e hubs (termo inglês que significa ponto de referência relativo a aprendizado para inovação) de criatividade, que possam servir de referência para a versão brasileira.

Este grupo também realizou um giro pelo Brasil para visitar as iniciativas semelhantes. As pesquisas dentro e fora do país mostraram que as políticas públicas são fundamentais para o desenvolvimento de negócios criativos.

INTERCÂMBIO DE EMPREENDEDORES

Uma etapa importante para a elaboração do projeto do Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais é o intercâmbio de cinco empreendedores criativos brasileiros da periferia para o Reino Unido. Em contrapartida, cinco jovens britânicos realizaram intercâmbio semelhante no Brasil. A ideia é que os 10 intercambistas dos dois países troquem experiências e visitem empresas ligadas à inovação e à economia criativa.

A ideia é que os intercambistas possam também oferecer subsídios materiais e conceituais para a implantação do projeto do Programa de Incubação do Criado em Sampa.

A seleção dos brasileiros participantes é feita pelo  Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas).

Quer saber mais? Acesse!

TAGS: Adesampa, Criado em Sampa, Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais, British Council, Vai Tec.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paula

Amante das belezas da vida, Paula sempre está por dentro do que está acontecendo no cenário cultural na cidade de São Paulo. Bacharel em Ciências e Humanidades e Técnica em Gestão Pública com foco em políticas culturais, Paula vem colecionando uma bagagem de conhecimentos nas áreas de Gestão Cultural e Jornalismo Cultural. Hoje Trabalha no programa de incentivo cultural Pro-MAC da Prefeitura de São Paulo

Recent Posts

CCBB BH recebe instalação inédita de Daiara Tukano inspirada na cosmovisão indígena

O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…

3 dias ago

A Arte de Ocupar o Invisível: Como o Artista Ocupador invade um museu sem pedir licença

1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…

7 dias ago

10 Dicas Fundamentais para Vender sua Arte em 2026

O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…

1 semana ago

Universo de Torres Garcia

A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…

1 semana ago

10 fatos que marcaram o mundo da arte em 2025

O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…

3 semanas ago

Tarsila do Amaral S/A prepara exposição imersiva e conquista prêmio

A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…

3 semanas ago