Componentes Gráficos, 8
Gravura BrasileiraComponentes Gráficos, 8
Componentes Gráficos, 8 é uma obra de Augusto Sampaio, Artista/educador, formado em Arquitetura (FAU-USP; 1987) e pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia (FEBASP; 2005).
- Dimensões Mancha Gráfica: 20 x 20 cm
- Dimensões Papel: 40 x 40 cm
- Tiragem: 10
Augusto Sampaio
Augusto Sampaio nasceu dia 03/10/1962, natural de Indaiatuba-SP Brasil, vive e trabalha em São Paulo-SP.
Artista/educador, formado em Arquitetura (FAU-USP; 1987) e pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia (FEBASP; 2005). Desde 1993 mantém um trânsito complementar entre práticas de ateliê e oficinas de artes vinculadas à educação não formal, com destaque para a Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca de São Paulo, onde, desde 2008, orienta oficinas de artes para pessoas em situação de rua na região central da cidade São Paulo. Como artista plástico, desde 2002, realiza interferências urbanas e projetos colaborativos no Brasil e no exterior (Inglaterra, Bélgica, Holanda e Polônia).
Gravura Brasileira
A galeria Gravura Brasileira foi fundada em 1998 por Alberto Fuks e Eduardo Besen com a proposta de mostrar a gravura histórica e contemporânea em toda a sua diversidade com exposições temporárias e obras de acervo.
Atualmente, a galeria é o único espaço de exposições no país dedicado somente à gravura com mais de cem exposições realizadas nos últimos 10 anos. Ao longo do tempo a Gravura Brasileira tornou-se um centro de referência ao promover exposições de artistas jovens e consagrados, palestras e lançamentos de livros de artista e álbuns de gravuras sempre em estreita colaboração com os seus artistas.
A galeria recebe artistas, visitantes, galeristas e curadores de todo o mundo e mantém programas de intercâmbio com ateliês e instituições de outros Estados e países além de participar como convidada em feiras de arte (ArtFrankfurt 2003 e 2004) e em exposições internacionais (realizadas a partir de 2001 nas cidades de Amsterdam, Belize, Heidelberg, Paris, Cardiff, Nova Iorque, Havana, Washington, Oaxaca, Cidade do México e Berlim entre outras).
Em maio de 2008 com a exposição “Azulada” da artista plástica Lygia Eluf foi inaugurado o novo espaço da galeria à rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes. O novo endereço conta com três salas de exposição e mais espaço para o acervo de cerca de três mil gravuras originais de artistas de todo o Brasil, Argentina, Alemanha, Canadá, Itália, México, Japão e Inglaterra.