Concerto Telemann
Concerto Telemann
Concerto Telemann é uma obra de Viana Escultor, músico de formação que vem desenvolvendo sua carreira como artista plástico desde 2018.
Ele possui grandes resultados na escultura expressionista, que apresenta um caráter fortemente visceral e criou uma linguagem própria com muita personalidade, encontrando um equilíbrio técnico surpreendente em seus trabalhos.
- Escultura em granito
- Base em pedra
Sobre as esculturas em pedra
“Ganhei um bloco de mármore portuguesa do Gutê Escultor. Ainda não tive coragem de atacá-la. Como ainda apanho da pedra, mesmo ela sendo inanimada, tenho feito outras experiências em outras pedras. Confesso que é uma coisa muito estranha. Logo virou um vício. Penso, sonho, imagino um monte de possibilidades em pedra. É algo viciante.Fico estudando Brancusi, Bez Batti e vendo o Gutê trabalhar nas pedras. Penso comigo: – Tenho que fazer isso”.
Viana Escultor
Mauro Rego Viana, Viana Escultor, é natural de São Paulo – SP – Brasil. Estudou no Instituto de Artes da Unesp de 1990 a 1993. É músico de formação e desde 2018 vem desenvolvendo sua carreira como escultor.
Estudou com o escultor Gutê desde 2017.
Em 2019 realizou suas primeiras exposições junto aos concertos da Orquestra Arte Barroca: Igreja São Luís, na Av. Paulista, Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras, na Alameda Jaú, Espaço Cachuera, no bairro de Perdizes e na Sociedade Antroposófica no Brasil, no bairro Alto da Boa Vista. Todos na capital de São Paulo.
Em 2020 expôs no Museu Municipal de Arujá – SP.
Seu ateliê fica no sítio Dois Meninos no município de Igaratá – SP. Em 2021 devido a pandemia de Covid-19 encontra-se em São Paulo no bairro do Planalto Paulista onde tem trabalhado, gravado vídeos (YouTube: vianaescultor) e exposto seu trabalho.
Na ocasião da exposição do 3o. programa da temporada 2019 da Orquestra Arte Barroca com ilustrações de suas obras (Salve Regina Handel, Nisi Dominus Handel e Dixit Dominus Handel), o escultor Gutê o citou:
“Viana, uma grata surpresa. Durante a minha longa trajetória como mestre de escultura já tive centenas de alunos, e poucos, como ele, atingiram resultado satisfatório no difícil caminho da escultura optando pelo expressionismo, onde o caráter da obra é visceral. Viana criou uma linguagem própria com muita personalidade e encontrou um equilíbrio técnico nestas obras que surpreendeu-me.”