Escritores da Liberdade
Escritores da Liberdade
Escritores da Liberdade – A Legião de Cervantes é uma obra do artista André Braga.
Construção Arquiliterária: Escultura em Mídia Mista.
Declaração do artista
Enquanto construía Escritores da Liberdade – A Legião de Cervantes, André Braga assistia de perto o país ser atacado por discursos de ódio. Em cada pronunciamento de afronta à democracia, sua obra crescia, e com ela todo seu espírito de artista engajado contra a tirania.
Como se consumido por um compromisso inadiável e de extrema importância, dia após dia sua construção arquiliterária ia aumentando mais e mais, até que finalmente ganhou a forma como a conhecemos hoje, uma imensa representação tridimensional repleta de celas, em que cada prisão, por detrás das grades, aparece um famoso escritor ou poeta que teve em sua vida o símbolo máximo de luta pela liberdade. Profundamente ampla e ainda assim compreensível, cada centímetro quadrado de sua maquete artística autoral busca reunir tudo aquilo que já foi vivido e escrito sobre a palavra liberdade.
André Braga
Graduado em História pela UNIPAR – Universidade Paranaense, André Braga dedica-se desde 2019 à construção de maquetes arquitetônicas estilizadas.
Sua pesquisa parte da literatura, na qual estuda obras de diferentes autores, criando a partir de um trabalho artesanal, pequenos cenários que contam histórias, transformando o livro em uma experiência tridimensional. Utilizando o termo “arquiliteratura” para definir seu trabalho, o artista nos apresenta a partir da reunião de palavras, estruturas arquitetônicas e objetos, sua maneira de ler o mundo.
Vem participando de inúmeras mostras coletivas em museus e galerias de arte, nas quais se destacam:
Arte Agora – Exposição Internacional de Arte Contemporânea – Cascavel – PR, 26° Salão de Artes de Vinhedo – SP – Prêmio Honorífico, 5º Panorama das Artes Visuais de Cascavel – PR, Panorama das Artes Visuais BP3 – Museu Histórico Willy Barth – Toledo – PR, 11a Expo Arte – Galeria Vanzak – SP.
- Website: andrebraga.art