Jardim XI
Liane AbdallaSeguir
Jardim XI
Jardim XI é uma obra da artista Liane Abdalla.
Técnica: Acrílico sobre tela painel
Declaração da Artista
Quando pensamos em jardins surgem imagens de flores e folhagens inseridas em um espaço pré- determinado pensado a partir de regras e critérios preestabelecidos. A vegetação não é espontânea e sim cultivada.
Quando traço linhas construindo um fundo com formas geométricas penso nesta concepção de geografia demarcada. E sobre este fundo construo
folhas e flores.
Não tenho compromisso com a realidade formal da representação fiel e exata da Natureza. É um jardim imaginado, simples, que nos remete à infância e que está ligado a tudo que é efêmero e transitório e que simboliza a pureza descompromissada.
Liane Abdalla
Liane Abdalla é artista visual integrativa e arte terapeuta. Vive e trabalha na cidade de São Paulo. É formada em Artes Visuais pela faculdade de Belas Artes (SP) com especialização em Arteterapia e pós-graduação em Arte Integrativa pela Faculdade Anhembi Morumbi.
Atua sobretudo com a linguagem pictórica por desenhos e pinturas. Seus trabalhos têm como foco principal a botânica em paisagens, o imaginário mítico e elementos orgânicos.
Declaração da Artista
Através da representação pictórica da natureza, sobretudo com as formas orgânicas da botânica e de paisagens que contam com elementos como raízes, troncos, folhas e flores, busco explorar o campo de cor e luz em harmonia. É por meio da amplitude e flexibilidade de materiais e suportes
que minha poética procura abarcar a vastidão dos ciclos da vida.
Minhas práticas estão voltadas para a possibilidade de convivência e integração dos mundos físico, energético e sutil, como um biossistema sem fronteiras. Recentemente, a pintura tem se estabelecido como um eixo mobilizador de uma pesquisa relacionada a temas que envolvem natureza, a relação entre unidade e fragmento, movimento, alquimia e misticismo, arquétipos e ancestralidade.
Dedico-me aos estudos de arte terapia aplicados em sua relação com formas e cores que possam revelar a sensação ilusória de que seríamos separados e fronteiriços. Minhas composições são um meio de investigar o invisível, uma forma de promover impressões sensíveis que permitam o encontro com significados de algo mais profundo do ser consigo, com o outro e com o cosmos.
Instagram: @lianeabdalla.art
Principais exposições
- Exposição Individual na FUNARTE – Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura, classificada por edital.
- Exposição Individual “In Natura” no Salão Nobre da Caixa Econômica Federal de São Paulo. Classificada por edital.
- Participa do 1° Salão de Artes Plásticas da Cidade de São Paulo – Norte, com apoio e coordenação do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde foi premiada.
- Exposição Individual Naturarte Brasil – Casa Eucatex em São Paulo.
- Exposição Contemporânea na galeria Jô Slaviero em São Paulo.
- Coletiva Casa da Fazenda do Morumbi em São Paulo.
- Exposição de artistas contemporâneos Sociarte – São Paulo.
- Exposição Coletiva Galeria 22 – MUBE, São Paulo
- Participa de exposição coletiva na Amazonas Gallery em Nova York e na exposição Brasilis – Projeto Expressões e Contornos da Natureza, Paris – França.