King’s Pool II
Galeria AuraPaula ScampariniSeguir
King’s Pool II
King’s Pool II foi impressa em pigmento mineral sobre papel premium Metallic Glossy 290gsm / Tiragem: 5 + PA / Próximo exemplar disponível: 2/5.
- Série: Verboten
- Moldura: Moldura metálica com vidro
Paula Scamparini
Artista do estado de São Paulo, atualmente residente na cidade do Rio de Janeiro, Paula Scamparini investiga o universo da imagem a partir de explorações com a linguagem fotográfica, escultórica, instalativa e performática. Seu trabalho artístico situa a paisagem como um elemento central e a utiliza como um disparador de análises, encontros e inquietações. Essa criação de espaços fictícios, por vezes fabulares, possibilita um diálogo entre construções narrativas tanto imaginárias, como factuais.
Sua participação em programas de residência ou em projetos em diferentes localidades também estimulou seu interesse por dinâmicas de trânsitos e interferências culturais. Perceber as distintas organizações coletivas e espaciais alastradas mundo a fora despertou na artista uma atenção específica sobre os modos de conformação dos nossos imaginários sociais. Tais interesses alocados nas conformações das sociedades e seus entornos a leva também a observar as subjetividades que se configuram nos tempos de hoje. Assim, o trabalho visual de Paula Scamparini reveza curiosidades que debatem nossos sistemas visuais e comunitários bem como a existência das individualidades dentro desses contextos.
Mini Biografia de Paula Scamparini
Paula Scamparini trabalha com a ideia de paisagem como dispositivo e o uso propositivo do conceito ecologia, o que permite observar/criar ecossistemas a partir de criação e/ou ativação de encontros em diferentes contextos. Das exposições individuais destacam-se: Centro Cultural Oi Futuro (Rio de Janeiro, BR), MAG3 Gallery (Vienna, 2018), Galeria Aura (SP, 2018), Quase Galeria e Museu Nacional Soares dos Reis (Porto, PT, 2017), GPL Contemporary Space IV (Viena, 2015) / IBEU (RJ, 2015)/ GEDOK Munchen (Munique, 2014)/ Casa de Cultura da America Latina (DF,2014).
Das exposições coletivas destacam-se: Fundação Vera Chaves Barcelos (RS,2018) Galeria Athena Contemporânea (RJ,2017) / Galeria Blau Projects (SP, 2016) / Projeto A MESA (RJ, 2016)/ Carpe Diem Arte e Pesquisa (PT,2015) / Rathaus Galerie Munchen (AL-2015) / Kunstlerhaus Wien (AU,2014) / Fuorifestival (IT, 2015) / Bienal de Cerveira (PT, 2014) / Centro Municipal de Arte Helio Oiticica (RJ 2012).
Realizou residências em: Quase Galeria e Museu Nacional Soares dos Reis (Porto, PT, 2017), Oficinas do Convento (PT, 2016) / Carpe Diem Arte e Pesquisa (PT, 2015) / GEDOK Munchen (AL, 2014) / La CourDieu (FR, 2012) / Bienal de Cerveira (PT, 2011).
Possui obras nas coleções institucionais: Fundação Vera Chaves Barcelos – RS / Galeria IBEU-RJ / Biblioteca Mario de Andrade–RJ / Carpe Diem Arte e Pesquisa -PT / LaCourDieu–FR / Bienal de Cerveira-PT.
Para 2019 prepara uma individual em São Paulo (SESC Carmo), e para 2021 individual para o Centro Atlântico de Arte Moderna, em Las Palmas de Gran Canária (ES).
Graduada em Artes Visuais (Unicamp), Mestre e Doutora (UFRJ). Atualmente professora na Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora eventual na Escola de Artes Visuais EAV Parque Lage – RJ,e curadora associada à plataforma americana baseada em Viena, VASA Project.
Galeria Aura
Criada em 2015 como uma plataforma digital, a Aura dedicou seus primeiros anos de existência a mapear e inserir no mercado artistas do novíssimo cenário de arte contemporânea brasileiro.
Gradualmente, a experiência on-line desdobrou-se em eventos presenciais, com exposições pop-up e a participação em feiras de arte contemporânea. Em 2017, esse processo culminou na abertura de um espaço físico próprio, na Vila Madalena, em São Paulo.
Dirigida por sua sócia fundadora, a arquiteta Bruna Bailune, em seus primeiros anos de funcionamento a Galeria Aura realizou exposições ambiciosas de jovens artistas: nomes selecionados de sua plataforma digital, colaborando com diferentes curadores, novos ou renomados. A galeria também intensificou sua presença nas feiras de arte, com stands na SP-Arte, SP-Arte Foto, Parte e Art Rio.
Em 2019 a Aura se reposiciona, associando-se à BASA, uma articuladora de núcleos de pesquisa e plataformas culturais dirigida por Luisa Dantas e Lucas Ribeiro Pexão. Surge então um programa curatorial inspirado nas hiperconexões e na atemporalidade da era digital, materializando exposições que favorecem o cruzamento de circuitos, de públicos e de momentos da produção artística.
Entre os artistas representados nesta fase atual, estão nomes que se desenvolveram junto com a história da Aura, da experiência digital à galeria de arte. Ao time, somam-se representações de artistas que chamam atenção pelo trânsito híbrido entre diferentes áreas da cultura contemporânea.
Categorias mais vendidas
- pintura
- fotografia
- instalação