Litologia onírica
Galeria AuraLitologia onírica
Litologia onírica é uma pintura feita em encáustica e impressão em papel de arroz sobre compensado naval.
- Série: Litologias
- Moldura: Madeira clara
- Assinatura: No verso
Fernanda Valadares
São Paulo/SP, 1971. Vive e trabalha entre São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Fernanda Valadares vive na zona rural, na região de Cunha/SP e trabalha entre São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem bacharelado e licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina (SP), e é mestre em poéticas visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS em Porto Alegre/RS. Teve trabalhos selecionados para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, 64º Salão de Abril/CE e 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.
Fernanda participou de várias exposições coletivas e realizou as exposições individuais: Museu de Arte Extemporânea (2012), através do XIII Concurso de Artes Plásticas Goethe Institut Porto Alegre; Na Adega Evaporada, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (2014); e DEPOIS, na Galeria Mamute (2015).
Galeria Aura
Criada em 2015 como uma plataforma digital, a Aura dedicou seus primeiros anos de existência a mapear e inserir no mercado artistas do novíssimo cenário de arte contemporânea brasileiro.
Gradualmente, a experiência on-line desdobrou-se em eventos presenciais, com exposições pop-up e a participação em feiras de arte contemporânea. Em 2017, esse processo culminou na abertura de um espaço físico próprio, na Vila Madalena, em São Paulo.
Dirigida por sua sócia fundadora, a arquiteta Bruna Bailune, em seus primeiros anos de funcionamento a Galeria Aura realizou exposições ambiciosas de jovens artistas: nomes selecionados de sua plataforma digital, colaborando com diferentes curadores, novos ou renomados. A galeria também intensificou sua presença nas feiras de arte, com stands na SP-Arte, SP-Arte Foto, Parte e Art Rio.
Em 2019 a Aura se reposiciona, associando-se à BASA, uma articuladora de núcleos de pesquisa e plataformas culturais dirigida por Luisa Dantas e Lucas Ribeiro Pexão. Surge então um programa curatorial inspirado nas hiperconexões e na atemporalidade da era digital, materializando exposições que favorecem o cruzamento de circuitos, de públicos e de momentos da produção artística.
Entre os artistas representados nesta fase atual, estão nomes que se desenvolveram junto com a história da Aura, da experiência digital à galeria de arte. Ao time, somam-se representações de artistas que chamam atenção pelo trânsito híbrido entre diferentes áreas da cultura contemporânea.
Categorias mais vendidas
- pintura
- fotografia
- instalação