À venda

O Milagre de Gershom Scholem

O Milagre de Gershom Scholem

O Milagre de Gershom Scholem é uma obra de André Braga.

Construção Arquiliterária: Escultura em Mídia Mista.


  • O Milagre de Gershom Scholem - André Braga

Declaração do artista

Poucas obras na vida têm o status de pertencer à categoria de acontecimento extraordinário, e O Milagre de Gershom Scholem com certeza é uma delas. Sem a menor formação em arquitetura ou mesmo fabricação de maquetes, não havia como uma construção como esta ter nascido das mãos de André Braga. Muito menos surgido com o tema que tem, a linguagem da Cabala e todo o seu simbolismo.

Mesmo inspirada em sua experiência pessoal com as leituras que teve do famoso historiador e erudito Gershom Scholem, não havia como uma expressão visual ser tão espontaneamente bem construída como esta. O quadro, da forma como está, acrescenta muito mais ao legado de Gershom Scholem do que muitos dos livros escritos a seu respeito. A linguagem interior que habita a construção cria um misto de fé, misticismo e espiritualidade.

Nela encontramos não apenas fatos biográficos relativos à sua difícil história de vida, mas toda a terrível luta que teve de enfrentar para provar que existe uma corrente mística que nos perpassa, mesmo diante de tanto materialismo, e que o mais livre e o mais fiel de todos não é aquele que acompanha a correnteza tranquila de opiniões favoráveis, mas aquele que prova sua verdadeira fé enfrentando com convicção todas as críticas contrárias ao seu percurso.

O que permitiu que esse milagre de criatividade sem igual acontecesse, continuará a ser para sempre um mistério. Responder a essa pergunta é reconhecer que André Braga criou uma expressão visual própria entre artista e público e que, com sua evolução estética, sugere um novo modo de apreciarmos a reinvenção da arte.

André Braga

André Braga artista

Graduado em História pela UNIPAR – Universidade Paranaense, André Braga dedica-se desde 2019 à construção de maquetes arquitetônicas estilizadas.

Sua pesquisa parte da literatura, na qual estuda obras de diferentes autores, criando a partir de um trabalho artesanal, pequenos cenários que contam histórias, transformando o livro em uma experiência tridimensional. Utilizando o termo “arquiliteratura” para definir seu trabalho, o artista nos apresenta a partir da reunião de palavras, estruturas arquitetônicas e objetos, sua maneira de ler o mundo.

Vem participando de inúmeras mostras coletivas em museus e galerias de arte, nas quais se destacam:
Arte Agora – Exposição Internacional de Arte Contemporânea – Cascavel – PR, 26° Salão de Artes de Vinhedo – SP – Prêmio Honorífico, 5º Panorama das Artes Visuais de Cascavel – PR, Panorama das Artes Visuais BP3 – Museu Histórico Willy Barth – Toledo – PR, 11a Expo Arte – Galeria Vanzak – SP.