Paradigma 1
Paradigma 1
Paradigma – 1 é uma obra de Flávia Mesquita.
Paradigmas são padrões, modelos ou mapas de comportamento que usamos para navegar na vida. Uma construção social que se impõe através do tempo e que dita as normas do pensar e do agir, independentemente de nossas mais íntimas convicções.
Material: Escultura plana – trama em papel
Paradigma – 1 is a work of Flávia Mesquita.
Paradigms are patterns, models or maps of behavior that we use to navigate life. A social construction that imposes through time, that dictates the norms of thinking and acting, regardless our most intimate convictions.
Media: colorline paper cut and weaved.
Flávia Mesquita
Flávia Mesquita nasceu em São Paulo, capital, em 27/11/1958, e desde logo mostrou suas inclinações artísticas. Aos 18 anos mudou-se para Campinas/SP onde se formou em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas no ano de 1981. Desde então desenvolveu diversas atividades artísticas nas áreas de escultura, pinturas a lápis, tapeçaria, tecelagem, entre outras.
Ganhou uma nova ferramenta com o surgimento do mundo digital e deu início a várias atividades nessa plataforma como a criação e desenvolvimento de produtos, logomarcas, apresentações e vídeos.
Flávia é uma artista dos papeis. Fascinada por suas texturas e cores imprime em seu trabalho de recortes e tramas, a mesma percepção que tem da vida, de que tudo se manifesta pelo entrelaçamento – de ideias, de atividades, de vidas – expressando em fios de papel, simbolicamente, a trama que cada ação produz.
Seus trabalhos expressam especialmente as relações humanas – como interferimos (representados por lâminas) uns nas vidas dos outros, uns com os outros, uns através dos outros, quer nas relações humanas, nas relações com seu ambiente, e até no mais íntimo de nós mesmos.
Professora de tapeçaria por mais de 15 anos, descobriu que tecer não depende somente de fios, mas em primeiro lugar de ideias. Tecer papeis, usar dos efeitos de sua superposição e entrelaçamento é um trabalho inovador que a artista desenvolve de maneira apaixonada por quase duas décadas com resultado intrigante e singular.