Aura
À venda

Sem título (R.C. 09)

Galeria Aura
(R.C. 09)

Renato CustodioSeguir

Categoria
Ano da Obra 2018
Tamanho 58 x 83

Sem título (R.C. 09)

Fotografia analógica em filme 35mm impressa em papel algodão.

  • Série:  n/a
  • Moldura:  Madeira preta com vidro

Renato Custodio

Renato Custodio

Renato Custodio trabalha nas interações entre fotografia, intervenção urbana, escultura, instalação e som. Fotógrafo editorial com uma sólida trajetória dedicada à captura de manobras do skate em ambientes urbanos, Custodio segue uma linha coerente na execução de seus projetos artísticos, que conferem à técnica fotográfica um lugar destacado na mesma medida em que avançam em sua função de registro para utilizá-la como veículo de abstração de formas e, posteriormente, de inspiração para a construção de dispositivos tridimensionais.

Suas imagens fotográficas estão ligadas à materialidade das técnicas analógicas e à exploração das transparências e camadas, por meio das quais o artista se volta aos elementos arquitetônicos em uma postura de atenção aos detalhes herdeira do racionalismo formal das correntes abstrato concretas do século XX. Em paralelo à captura/confecção de imagens bidimensionais, Custodio supera a planaridade das superfícies ao projetar esculturas geométricas relacionais e costurar a instalação dessas peças em lugares propícios à prática do skate, tanto no espaço público da cidade quanto em ambientes expositivos específicos do campo da arte. Ao embaralhar manobra, escultura e instalação, Renato Custodio convida diferentes atores culturais a uma conversa performática que enriquece o trabalho de arte na mesma proporção em que lhe confere marcas de uso, possibilitando uma obra participativa que não prescinde do enigma próprio do objeto artístico.

Minibiografia de Renato Custodio

Em razão de seus trabalhos com fotografia e skate, Renato Custódio já viajou para países como Japão, Israel, República Tcheca, Espanha e EUA, desenvolvendo projetos com skatistas locais e colaborando com revistas especializadas. Participou de exposições coletivas em instituições como Paço das Artes e Santander Cultural e em galerias como Espaço Saracura, A Gentil Carioca, Fita Tape, LOGO, DOC Galeria, Cartel 011 e Galeria Olido. Entre 2016 e 2017 participou do grupo de discussões de projeto Hermes Visuais, ministrado pelos artistas plásticos Carla Chaim, Marcelo Amorim e Nino Cais. Em 2017, participou da Penthouse Art Residency em Bruxelas (Bélgica) e, em 2019, à convite do Arte Joven Fest, projetou e instalou – em parceria com o arquiteto e skatista Pharrá Buarque – a obra Capa Sobre Capa, no Parque dos Museus, Córdoba (Argentina).

Galeria Aura

Aura

Criada em 2015 como uma plataforma digital, a Aura dedicou seus primeiros anos de existência a mapear e inserir no mercado artistas do novíssimo cenário de arte contemporânea brasileiro.

Gradualmente, a experiência on-line desdobrou-se em eventos presenciais, com exposições pop-up e a participação em feiras de arte contemporânea. Em 2017, esse processo culminou na abertura de um espaço físico próprio, na Vila Madalena, em São Paulo.

Dirigida por sua sócia fundadora, a arquiteta Bruna Bailune, em seus primeiros anos de funcionamento a Galeria Aura realizou exposições ambiciosas de jovens artistas: nomes selecionados de sua plataforma digital, colaborando com diferentes curadores, novos ou renomados. A galeria também intensificou sua presença nas feiras de arte, com stands na SP-Arte, SP-Arte Foto, Parte e Art Rio.

Em 2019 a Aura se reposiciona, associando-se à BASA, uma articuladora de núcleos de pesquisa e plataformas culturais dirigida por Luisa Dantas e Lucas Ribeiro Pexão. Surge então um programa curatorial inspirado nas hiperconexões e na atemporalidade da era digital, materializando exposições que favorecem o cruzamento de circuitos, de públicos e de momentos da produção artística.

Entre os artistas representados nesta fase atual, estão nomes que se desenvolveram junto com a história da Aura, da experiência digital à galeria de arte. Ao time, somam-se representações de artistas que chamam atenção pelo trânsito híbrido entre diferentes áreas da cultura contemporânea.

Categorias mais vendidas

  • pintura
  • fotografia
  • instalação

https://www.aura.art.br