Opinião

Claudia Seber

O trabalho de Claudia Seber integra ao mesmo tempo senso estético e inovação, relacionando cores, formas, volumes, materiais e ideias que transmitem uma plasticidade rica em detalhes e simbolismos.

A mente de Claudia tem uma habilidade em extrair do coletivo suas tendências, mantendo uma visão conectada e direcionada para o futuro. Em cada escultura fica evidente sua proposta de consideração com o social, simbolizando, ao longo de suas diferentes composições, a compaixão, as injustiças e desequilíbrios sociais, a contemporaneidade, através de um olhar que considera o passado, atravessa o presente e se projeta no futuro.

Outra característica é a sua habilidade especial de comunicar com muita sensibilidade a sua arte, convidando as pessoas a interagir com ela, trazendo novas reflexões pela observação silenciosa, atenta e introspectiva. A reunião e diversidade de materiais em cada obra forma uma misteriosa harmonia e tem um tom sistêmico, que não separa o particular do todo, e onde tudo está interligado.

Percebemos em seu trabalho o simbolismo de um serviço maior à humanidade, aquela que rega com sabedoria e arte, buscando fazer crescer e germinar conceitos, dando vida e disseminando novas idéias.

Uma característica marcante na obra de Claudia é a expressão pautada na leveza e no movimento das formas. A natureza do seu trabalho é moldar, ressignificar, adaptando estruturas e materiais para a compreensão de conceitos e construções com novo sentido e significado. Sua inspiração em trabalhar com o material de descarte viabiliza adaptar e transmutar a funcionalidade de cada elemento à realidade de sua produção e de suas concepções de artista. Claudia consegue munir-se de diferentes recursos para dar corpo, amplitude e mobilidade em suas criações.

Podemos também identificar a presença do elemento feminino, do sutil, da harmonia e inspiração contidos em suas obras. Ao nos conectarmos com elas podemos ter a sorte de reconhecer as forças psíquicas às quais estamos submetidos, mergulhando em suas profundezas. Sua obra não é algo mensurável ou compreensível à luz da razão, pois requer que penetremos em experiências mais subjetivas e que envolvem o universo da imaginação.

Sua arte transmite estrutura, solidez e uma ligação com o simbolismo do tempo. Ao buscarmos progresso e inovação, Claudia mostra que não podemos abrir mão de nossas bases e limitações, sendo as mudanças resultantes de ações construtivamente criativas.

Claudia Seber é uma artista que sabe como ninguém penetrar nos misteriosos labirintos da alma, tornando o seu trabalho uma rica possibilidade de nos conectarmos com experiências sensíveis e internas. Conhecer as esculturas de Claudia é embarcar numa viagem cheia de imaginação e alquimia; é nos abrirmos para o novo, contemplando a beleza das cores, das texturas e movimento das formas; é sentirmos que a vida está presente na criação e de que todos nós fazemos parte dela.

                                                                              Sandra Marques

                     Psicóloga, Astróloga e Palestrante do Espacio Uruguay São Paulo

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

19 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

5 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

5 dias ago