Opinião

Como você pode entender o que é o feminismo?

O que é o feminismo? Esta palavrinha da moda e ainda cercada por preconceitos e desentendimentos. Movimento atual que está promovendo conscientização, discussão e empoderamento feminino. E as suas raízes?

O documentário “She’s Beautiful When She’s AngryEla fica linda quando está com raiva (2014) é um bom ponto de partida para conhecer a história do movimento. O seu recorte é o feminismo da segunda onda que aconteceu entre 1966 e 1971 nos Estados Unidos.

Dirigido por Mary More, o filme apresenta os principais nomes e grupos que fundaram e construíram o movimento feminista moderno. De intelectuais como Kate Millet, autora do clássico “Política Sexual”, e Eleanor Holmes Norton, primeira mulher a presidir o Comitê de Igualdade de Oportunidades de Emprego, às mulheres da W.I.T.C.H. (Women’s International Conspiracy from Hell!) com suas performances teatrais nas ruas e às veteranas da Jane Collective (serviço clandestino de aborto localizado em Chicago), cujas estratégias de ajuda são reveladas.

Ao não focar em apenas uma única pauta, o documentário mostra a pluralidade de vertentes e pensamentos que compuseram o Women’s Lib. Com a fala das negras, das lésbicas e das mulheres das classes mais baixas, percebem-se as suas dificuldades e as diferenças de suas pautas na agenda feminista, por exemplo. Questões como aborto e saúde da mulher, a igualdade de oportunidades de trabalho e de salários, o assédio sexual e o estupro, os padrões de beleza feminina e as noções de feminilidade e do trabalho doméstico, todas elas foram questionadas naquele momento e encontram eco no atual movimento feminista.

Ao misturar imagens atuais das novas ativistas criando essa versão própria do que é o feminismo com fotos, depoimentos e vídeos daquele momento histórico, passagens descontraídas e até engraçadas com momentos de tensão e de escândalo, She’s Beautiful When She’s Angry captura o espírito do tempo, conta as dificuldades e contradições do feminismo e mostra a importância de valorizar a história e a luta de nossas precursoras. Tudo isso com leveza e seriedade.

Depois de assistir ao documentário, que está disponível no Netflix, uma pergunta: o que é o feminismo, para você?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Nana Soma

É designer por formação e, pelos acasos da vida, iniciou sua atuação profissional na área de comunicação online e mídias digitais. Ela é várias em uma. Desdobra-se na Arte: fotografia, dança, teatro, cinema, artes visuais e literatura. Gosta da Arte à sustentabilidade, moda, psicanálise, semiótica e antropologia passando por feminismo, viagens, vinho e misticismo.

Recent Posts

Jardim do MAM ocupa o Sesc Vila Mariana

De 15 de maio a 31 de agosto de 2025, o Sesc Vila Mariana recebe…

50 minutos ago

Morre Koyo Kouoh, primeira mulher africana nomeada para curadoria da Bienal de Veneza 2026

Koyo Kouoh, renomada curadora e diretora executiva do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (Zeitz…

1 dia ago

Os 10 Maiores Escândalos do Mundo da Arte

Neste artigo, reunimos os 10 maiores escândalos da história recente da arte — casos que…

1 dia ago

William Morris e o Movimento Arts and Crafts: A Influência que Persiste na Arte Contemporânea

Resumo Este artigo explora a influência duradoura do Movimento Arts and Crafts, liderado por William…

2 dias ago

Claudia Andujar: fotografia e a luta Yanomami como forma de resistência

Claudia Andujar é um dos nomes mais emblemáticos da fotografia contemporânea brasileira. Sua trajetória é…

3 dias ago

Frans Krajcberg: reencontrar a árvore no MASP

16.5 — 19.10.20252° subsolo, Edifício Lina Bo BardiCuradoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Laura Cosendey,…

3 dias ago