Como você pode entender o que é o feminismo?

2
32948

Feminismo. Palavrinha da moda e ainda cercada por preconceitos e desentendimentos. Movimento atual que está promovendo conscientização, discussão e empoderamento feminino. E as suas raízes?

O documentário “She’s Beautiful When She’s AngryEla fica linda quando está com raiva (2014) é um bom ponto de partida para conhecer a história do movimento. O seu recorte é o feminismo da segunda onda que aconteceu entre 1966 e 1971 nos Estados Unidos.

Dirigido por Mary More, o filme apresenta os principais nomes e grupos que fundaram e construíram o movimento feminista moderno. De intelectuais como Kate Millet, autora do clássico “Política Sexual”, e Eleanor Holmes Norton, primeira mulher a presidir o Comitê de Igualdade de Oportunidades de Emprego, às mulheres da W.I.T.C.H. (Women’s International Conspiracy from Hell!) com suas performances teatrais nas ruas e às veteranas da Jane Collective (serviço clandestino de aborto localizado em Chicago), cujas estratégias de ajuda são reveladas.

Ao não focar em apenas uma única pauta, o documentário mostra a pluralidade de vertentes e pensamentos que compuseram o Women’s Lib. Com a fala das negras, das lésbicas e das mulheres das classes mais baixas, percebem-se as suas dificuldades e as diferenças de suas pautas na agenda feminista, por exemplo. Questões como aborto e saúde da mulher, a igualdade de oportunidades de trabalho e de salários, o assédio sexual e o estupro, os padrões de beleza feminina e as noções de feminilidade e do trabalho doméstico, todas elas foram questionadas naquele momento e encontram eco no atual movimento feminista.

Ao misturar imagens atuais das novas ativistas criando essa versão própria do que é o feminismo com fotos, depoimentos e vídeos daquele momento histórico, passagens descontraídas e até engraçadas com momentos de tensão e de escândalo, She’s Beautiful When She’s Angry captura o espírito do tempo, conta as dificuldades e contradições do feminismo e mostra a importância de valorizar a história e a luta de nossas precursoras. Tudo isso com leveza e seriedade.

Depois de assistir ao documentário, que está disponível no Netflix, uma pergunta: o que é o feminismo, para você?

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here