Opinião

Franz Cerami: canto da sereia, luz e melodia

Texto de Karina Zimerer Mendes, antropóloga e fotógrafa, residente na Itália, traz seu encantamento a respeito da instalação do artista italiano

Por Equipe Editorial - janeiro 13, 2021
527 0
Pinterest LinkedIn

Vivenciar a arte contemporânea nos espaços urbanos é uma forma de experimentar novas sensações, criar ou redescobrir novos sentidos da nossa própria existência, mas é preciso “mergulhar”, depois de ouvir o “canto”, e coisas incríveis acontecerão nessa imersão.

Um novo ano iniciou-se assim para mim: imersa em novos olhares, no momento em que fotografei e encantei-me com uma instalação do artista Franz Cerami, embaixador do design italiano no mundo. Foi uma noite mágica! Eu estava diante de imagens em movimento, projetadas em um histórico castelo medieval que emerge do mar, “Castel dell’Ovo”,repleto de lendas e poéticas magicas.

Era uma atmosfera onírica, com luzes surreais que encantaram minha alma nesses tempos sombrios que estamos vivendo; uma noite de fantasia de múltiplas percepções.

Franz Cerami
Créditos: Karina Zimerer

Intitulada “Scaramantica” (Superstisciosa), a instalação de Cerami, transmite um profundo senso de liberdade, de uma sublime ausência de limites que transcende todas as noções das outras artes estruturadas. Alguns o chamam de “Mago da Luz”, e eu concordo. Uma luz polissêmica, que além de iluminar, emana vozes como aquela das sereias que encantam e te fazem mergulhar em profundezas que viajam para o infinito.

No entanto, para essa instalação, preferiria compará-lo a algum ser que se assemelhe mais a uma entidade marinha, uma espécie de Tritão da mitologia grega, acalmando a tempestade psíquica.

Franz Cerami
Créditos: Karina Zimerer

Esse artista narra os mitos da sua cidade de uma forma lúdica através de arquétipos, lendas e superstições. Algo de sacro e profano.  Reinventa novos símbolos culturais, ultrapassando o senso comum e transportando-nos para dimensões em que são permitidas possibilidades de unir interioridades. Depois as projeta, ressignificando espaços, tornando-os, assim, mágicos com o seu jogo de formas, cores, sensações e emoções que não se enquadram em concepções.

Suas instalações de arte contemporânea aguçam minha mente porque as vejo como um novo paradigma muito íntimo com o conceito antropológico, pois aquilo que interpreto, se mescla com meu imaginário cultural, ativando códigos semióticos singulares multiexpressivos.

Essa sua exibição mais recente, indubitavelmente, deixou múltiplas sensações em que a própria mente tenta dar continuidade, como se fosse um sonho em que as imagens continuam a surgirem de olhos fechados. Reiterando o sublime o poder da arte e da genialidade.


Franz Cerami

O artista italiano nasceu em Nápoles, local que atualmente vive, em 1963 e desde 2011, ensina Retórica e Digital “Storytelling” do Patrimônio Cultural na l’Università Suor Orsola Benincasa di Napoli.

Em 1994, Franz Cerami foi apontado como o diretor do Corto Circuito, um curto festival de comunicação visual. De 1997 a 2000, foi diretor artístico do Festival Monumedia Multimídia e Patrimônio cultural de Nápoles – um evento que reúne o audiovisual com a Herança Cultural em Nápoles. Atualmente foi nominado embaixador do design italiano no mundo pelo Ministério das Relações Exteriores.

A arte de Cerami é o ponto de encontro da tecnologia digital e da pintura manual. Cerami, desenha as fotografias da Instalação com óleo e grafite, leva o trabalho de volta ao papel, um elemento a partir do qual a ideia nasceu e evoluiu através de linguagens e tecnologias digitais e depois voltou ao seu estado natural mais rico e complexo.


Conheça mais sobre o artista:


Franz Cerami |Instagram: @franzcerami | Facebook: Franz Cerami


Sobre a autora

Karina Zimerer Mendes é antropóloga e fotógrafa brasileira que mora na Itália há 7 anos e trabalhou em muitos países como fotógrafa. Atualmente faz parte de diversos projetos fotográficos, com publicações fotográficas em revistas italianas.

Instagram: @kzimerer | @karinazimerer_photography


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)


Fonte:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários