A questão hoje em dia é “por que a educação artística é tão importante”?
A arte nos torna “seres criativos”. Sejamos seres humanos mais criativos. A arte nos torna livres. Sejamos seres livres em época de isolamento. A arte nos permite criar algo novo, mutável, tangível e excitante num mundo globalizado com milhões de oportunidades possíveis. A arte nos tira do lugar comum, nos ajuda a sair “da caixinha” e imaginar o impossível sendo possível sempre insatisfeito com o normal.
O artista é um “resolvedor de problemas”. O anormal pode ser o ideal, pois não existe certo ou errado, mas existe os caminhos diversos que nos transformam e nos acolhem. O mais importante neste caminho é quem está ao seu lado e as pessoas que conhecemos e continuam ao seu lado.
Os artistas se agrupam em “gangues”, em coletivos e um acolhe o outro, pois a empatia é um grande elo de aproximação e felicidade. A diversidade é outro elo condutor da empatia entre os artistas.
A arte nos mostra que tudo é possível neste mundo, nos ensina a sonhar, nos abrir para um novo mundo, para o diferente e realizar numa nova perspectiva real uma vida diferentemente nova. A arte nos conecta com o presente olhando o passado para perceber como a sociedade reagiu à mudança naquele momento. A arte foi criada para captar momentos e através dos momentos captados podemos hoje analisar formas de viver, agir, reagir e mudar. A arte mostra lindamente que somos seres mutáveis.
Os movimentos artísticos mudaram a sociedade e nos levaram ao período atual. Sem arte não haveria desenvolvimento social e filosófico e pararíamos no tempo e espaço. Alguns artistas mudaram o mundo porque ousaram sonhar e sensibilizaram outras pessoas através de sua arte.
A arte conta a história da civilização em suas diversas fases. Conhecendo um pouco da arte conheceremos um pouco sobre o ser humano e enfim nos conheceremos melhor! A arte aumenta a auto-estima e nos torna orgulhosos de nós mesmos. Uma nação sem arte é uma nação sem patriotismo, sem alma, sem história e subdesenvolvida.
A arte nos faz questionar o tempo todo tudo e ensina a não nos acostumar a nos satisfazer com o “status quo”. A arte faz com que acreditamos em nós mesmos e por fim coexistirmos em harmonia em sociedade. A arte nos une, nos faz estar presente e consciente no aqui e agora.
Lindo é: “a arte nos faz humanos”! O que precisamos é nos tornar “artista da nossa vida” para que todo mundo transforme seu ofício em obra de arte contemporânea. O artista é um case de ser humano ideal. A arte nos lembra que somos primeiro seres vivos e depois humanos.
Que o mundo tenha mais arte finalmente no fazer cotidiano! Que o mundo seja artsy e que todos se tomem artistas neste momento! Que o capitalismo vire artivismo.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…