Opinião

Reflexões sobre o papel da arte

Por bettina ravioli - fevereiro 3, 2022
304 0
Pinterest LinkedIn

A questão hoje em dia é “por que a educação artística é tão importante”?

A arte nos torna “seres criativos”. Sejamos seres humanos mais criativos. A arte nos torna livres. Sejamos seres livres em época de isolamento. A arte nos permite criar algo novo, mutável, tangível e excitante num mundo globalizado com milhões de oportunidades possíveis. A arte nos tira do lugar comum, nos ajuda a sair “da caixinha” e imaginar o impossível sendo possível sempre insatisfeito com o normal.

O artista é um “resolvedor de problemas”. O anormal pode ser o ideal, pois não existe certo ou errado, mas existe os caminhos diversos que nos transformam e nos acolhem. O mais importante neste caminho é quem está ao seu lado e as pessoas que conhecemos e continuam ao seu lado.

Os artistas se agrupam em “gangues”, em coletivos e um acolhe o outro, pois a empatia é um grande elo de aproximação e felicidade. A diversidade é outro elo condutor da empatia entre os artistas.

A arte nos mostra que tudo é possível neste mundo, nos ensina a sonhar, nos abrir para um novo mundo, para o diferente e realizar numa nova perspectiva real uma vida diferentemente nova. A arte nos conecta com o presente olhando o passado para perceber como a sociedade reagiu à mudança naquele momento. A arte foi criada para captar momentos e através dos momentos captados podemos hoje analisar formas de viver, agir, reagir e mudar. A arte mostra lindamente que somos seres mutáveis.


Transforme - Banner Instaarts

Os movimentos artísticos mudaram a sociedade e nos levaram ao período atual. Sem arte não haveria desenvolvimento social e filosófico e pararíamos no tempo e espaço. Alguns artistas mudaram o mundo porque ousaram sonhar e sensibilizaram outras pessoas através de sua arte.

A arte conta a história da civilização em suas diversas fases. Conhecendo um pouco da arte conheceremos um pouco sobre o ser humano e enfim nos conheceremos melhor! A arte aumenta a auto-estima e nos torna orgulhosos de nós mesmos. Uma nação sem arte é uma nação sem patriotismo, sem alma, sem história e subdesenvolvida.

A arte nos faz questionar o tempo todo tudo e ensina a não nos acostumar a nos satisfazer com o “status quo”. A arte faz com que acreditamos em nós mesmos e por fim coexistirmos em harmonia em sociedade. A arte nos une, nos faz estar presente e consciente no aqui e agora.

Exposição de arte

Lindo é: “a arte nos faz humanos”! O que precisamos é nos tornar “artista da nossa vida” para que todo mundo transforme seu ofício em obra de arte contemporânea. O artista é um case de ser humano ideal. A arte nos lembra que somos primeiro seres vivos e depois humanos.

Que o mundo tenha mais arte finalmente no fazer cotidiano! Que o mundo seja artsy e que todos se tomem artistas neste momento! Que o capitalismo vire artivismo.


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Bettina é graduada em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Finanças pela PUC-SP. Trabalha em diversas frentes do mercado de arte como Art advisor, art coach, art curator, art dealer, art decor, art PR, art project e art sale na Agência de Arte Ravioli Casa. Também atua na gestão administrativa da Stamford Antiques, importadora e administradora de antiguidades e obras de arte. É a primeira professora do Mercado de Arte na Escola Panamericana de Artes.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários