Quem é a artista?
“Meus estudos sobre cores e texturas levaram-me a propostas expressivas que enquadram o espaço como meio de representação, enquanto verdadeira plataforma. Por conseguinte, a utilização destas diversas plataformas me conduziram a repensar a experiência do espaço de criação e meu papel enquanto artista”, resume Auerbach.
O que terá na mostra?
Pinturas.
Onde vai ser?
Verve Galeria (endereço abaixo).
É um bom programa?
Sim, a Verve Galeria, por entender que as linguagens artísticas compreendem processos contínuos e complementares, a galeria representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, fotografia, escultura, gravura e o street art.
Quando?
07 de agosto a 03 de setembro de 2016
Artista faz retrospectiva de seu trabalho inspirado no estudo das cores e no espaço enquanto meio de representação e plataforma de trabalho
A mostra é resultado de sua extensa pesquisa no desenvolvimento de séries de trabalhos, nos quais explora o potencial dos mecanismos de comunicação cromáticos, que apesar de abstratos, tornam-se claramente representativos. A curadoria é de Ian Duarte Lucas.
A artista, radicada há 10 anos no Canadá, usa a tela como suporte na maioria dos trabalhos e uma ampla gama de materiais para o estudo das cores. Em projetos site-specific, como o trabalho Winter Project One, no qual pintou uma a montanha de neve no Canadá, utiliza pigmento em pó biodegradável e atóxico. Ou ainda uma simples caixa de papelão aberta sobre uma tela, caso da série Naked e suas variações, a Caixa de Pandora. Inspirada pelo estudo cromático e suas conexões e possibilidades, Auerbach Vieira inicia seu trabalho pelo tema, passa para a teoria e depois para a experimentação dos materiais até alcançar os resultados em que consiga retratar com mais precisão a sua pesquisa.
A seleção das cores varia de acordo com a fundamentação teórica do projeto, a exemplo da série Destiny, baseada na superação e transposição de obstáculos de forma bastante autobiográfica. Nesta série, a artista usou o elemento gráfico e spray. Já na série Path , seu trabalho mais atual, aborda a desconstrução da geometria, baseada nos trabalhos do grupo canadense Les Automatistes, especialmente a obra de Rita Letendre. Esta série coincide com os trabalhos que a artista desenvolve hoje no Canadá ligados a projetos urbanísticos.
SERVIÇO
Exposição: Auerbach Vieira 20 Years in Colors – A Retrospective
Artista: Auerbach Vieira
Curadoria: Ian Duarte Lucas
Coordenação: Allann Seabra
Abertura: 06 de agosto de 2016, sábado, às 16h.
Período: De 07 de agosto a 03 de setembro de 2016
Local: Verve Galeria
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2737-1249
Horário: Segunda a Sábado, das 10h às 20h.
Veja também:
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…