Pintura

Gilvan Nunes apresenta “Ciclo” na SIM Galeria

Por Equipe Editorial - setembro 27, 2012
3535 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista? Gilvan Nunes
O que vai ter na exposição? óleo sobre tela
Quantas obras serão expostas? 18
Até quando? 20 de outubro

A SIM Galeria abre no dia 22 de setembro a exposição Ciclo, mostra individual do artista Gilvan Nunes. Com texto crítico de Bernardo Mosqueira, a exposição ficará em cartaz na galeria até o dia 20 de Outubro.  Serão apresentadas 18 obras em óleo sobre linho, produzidas especialmente para a mostra em Curitiba.

De acordo com o artista, a exposição é baseada nos ciclos da vida: início, meio e fim. Ele explica que tudo passa por essas fases — a lua, o pensamento, o tempo, e ninguém pode fugir disso. A principal fonte de inspiração é a natureza, afinal “nada melhor do que flores, jardins e paisagens imaginárias para representar o ciclo natural das coisas”. A exposição possui uma grande narrativa, nela os ciclos estão associados à transformação, metamorfose, tudo está ligado e termina nas reproduções de casulos. O artista possui uma maneira única de registrar e subverter os elementos da natureza.

Gilvan prefere não definir suas pinturas como abstrações ou representações, para ele a pintura é um acontecimento estético e o que o artista faz é uma opção do real. “A narrativa que construo em cada exposição não é literal, é sugerida. Eu nego, afirmando e através de cada elemento da pintura, de cada cor, as pessoas veem algo diferente, interpretam a sua maneira”. A respeito de suas telas ele afirma que possuem um movimento silencioso, “não é possível ouvir o barulho, mas todos conseguem vê-lo”, conclui.

Sobre a SIM Galeria: Tradicional entusiasta da arte, em Curitiba, a família Simões de Assis apresenta a SIM Galeria. Voltada para as manifestações contemporâneas de arte, a iniciativa funciona em um prédio anexo à Casa de Pedra (Al. Presidente Taunay, 130A – Batel) e é dirigida pelos gêmeos Guilherme e Laura Simões de Assis.

Sobre Gilvan Nunes: Nascido em Vermelho Novo, Minas Gerais, 20 de junho de 1966, atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Formou-se em Artes Visuais no ano de 1991 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Além das diversas exposições individuais no país dedica-se muito aos circuitos de galerias e mostras internacionais, já expos na África do Sul, Bélgica, França e em Portugal. (http://www.gilvannunes.com.br/)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários