Categories: Pintura

Gilvan Nunes apresenta: Ciclo

O artista utiliza de sua principal inspiração para criar uma natureza inventada

A SIM Galeria abre no dia 22 de setembro a exposição Ciclo, mostra individual do artista Gilvan Nunes. Com texto crítico de Bernardo Mosqueira, a exposição ficará em cartaz na galeria até o dia 20 de Outubro.  Serão apresentadas 18 obras em óleo sobre linho, produzidas especialmente para a mostra em Curitiba.

De acordo com o artista, a exposição é baseada nos ciclos da vida: início, meio e fim. Ele explica que tudo passa por essas fases — a lua, o pensamento, o tempo, e ninguém pode fugir disso. A principal fonte de inspiração é a natureza, afinal “nada melhor do que flores, jardins e paisagens imaginárias para representar o ciclo natural das coisas”. A exposição possui uma grande narrativa, nela os ciclos estão associados à transformação, metamorfose, tudo está ligado e termina nas reproduções de casulos. O artista possui uma maneira única de registrar e subverter os elementos da natureza.

Gilvan prefere não definir suas pinturas como abstrações ou representações, para ele a pintura é um acontecimento estético e o que o artista faz é uma opção do real. “A narrativa que construo em cada exposição não é literal, é sugerida. Eu nego, afirmando e através de cada elemento da pintura, de cada cor, as pessoas veem algo diferente, interpretam a sua maneira”. A respeito de suas telas ele afirma que possuem um movimento silencioso, “não é possível ouvir o barulho, mas todos conseguem vê-lo”, conclui.

Sobre a SIM Galeria: Tradicional entusiasta da arte, em Curitiba, a família Simões de Assis apresenta a SIM Galeria. Voltada para as manifestações contemporâneas de arte, a iniciativa funciona em um prédio anexo à Casa de Pedra (Al. Presidente Taunay, 130A – Batel) e é dirigida pelos gêmeos Guilherme e Laura Simões de Assis.

Sobre Gilvan Nunes: Nascido em Vermelho Novo, Minas Gerais, 20 de junho de 1966, atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Formou-se em Artes Visuais no ano de 1991 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Além das diversas exposições individuais no país dedica-se muito aos circuitos de galerias e mostras internacionais, já expos na África do Sul, Bélgica, França e em Portugal. (http://www.gilvannunes.com.br/)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

2 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

2 dias ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

2 dias ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

2 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

2 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

2 dias ago