Mira Schendel na TATE Modern

Quem é o artista? Mira Schendel
O que vai ter na exposição? Pinturas
É um bom programa? Sim, é a primeira exposição internacional da artista franco-brasileira.
A galeria é conceituada? O Tate Modern é uma das mais respeitadas galerias de Londres, onde são exibidas grandes exposições.
Quantas obras serão expostas? Cerca de 250 obras.
Até quando? 19 de janeiro de 2014

Mira Schendel (1919-1988) foi uma das mais importantes artistas da América Latina. Com seus contemporâneos Lygia Clark e Hélio Oiticica, Schendel reinventou a linguagem do modernismo europeu no Brasil. Em 2013 o Tate Modern será o palco da primeira exposição internacional, pesquisa de grande escala de seu trabalho e da primeira grande exposição individual de Schendel em mais de 15 anos. Realizado em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, vai reunir mais de 250 pinturas, gravuras e esculturas de toda a sua carreira, incluindo obras que nunca foram expostas antes.

Mais conhecido por suas explorações da linguagem, esta exposição também vai destacar o envolvimento da artista com outros temas filosóficos, incluindo a auto-compreensão, existência, e fé. Tendo experimentado a cultura tanto judaica como católica durante a sua educação, Schendel passou a estudar filosofia em Milanbefore antes de chegar no Brasil. Esta fusão de diferentes culturas e sistemas de pensamento é evidente nas palavras, números, linhas e formas que compõem o seu trabalho, muitas vezes executado com um delicado toque humano que subverte sutilmente arte europeia.

Em São Paulo, Schendel desenvolveu um círculo intelectual extraordinária, que incluiu o psicanalista e poeta Theon Spanudis, o físico teórico e crítico de arte Mário Schenberg, o filósofo Vilém Flusser e Betão e o poeta Haroldo de Campos. A importância dessas relações é fundamental para a compreensão de seu desenvolvimento como artista, e seu lugar-chave nos círculos de emigrados no Brasil que teriam um impacto tão importante no desenvolvimento do pós-guerra da nação. Este meio intelectual também foi a base para inúmeras correspondências com intelectuais na Europa. Assim, a exposição vai colocar a obra de Schendel dentro de um amplo contexto internacional e adicionar uma valiosa análise das principais preocupações de Schendel, bem como o seu desenvolvimento de um processo experimental.

Mira Schendel nasceu Myrrha Dagmar Dub, em Zurique, em 1919. Ela morou em Milão e Roma, antes de se mudar para o Brasil em 1949. Ela se instalou em São Paulo em 1953, onde mais tarde se casou com Knut Schendel e onde ela continuou a viver e trabalhar até sua morte em 1988.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago